Consoles da Lawo operaram conectados à rede de fibra óptica Optocore, implantada pela Radio France e usada para conectar os consoles de mixagem e sistemas de E / S do evento
O Dia da Bastilha, celebrado anualmente no dia 14 de julho em memória ao episódio histórico da Tomada da Bastilha, em 1789, quando teve início o caráter popular da Revolução Francesa, que ocorreu ao pé da Torre Eiffel, teve a mixagem do tradicional Concerto de Paris feita com soluções Lawo mc2. O console FOH usado para a mixagem da orquestra era um mc²56 de 48 faders. Paralelamente, um segundo mc²56 com 48 faders assumiu as tarefas de monitorização, apoiado por um extensor mc² com 16 faders que permitia o distanciamento social entre dois operadores. Os consoles da Lawo operaram conectados à rede de fibra óptica Optocore, implantada pela Radio France e usada para conectar os consoles de mixagem e sistemas de E / S do evento.
O controle separado dos pré-amplificadores para FOH e os monitores, e uma divisão do console Lawo mc²66 usado para a mixagem de transmissão de uma unidade móvel da Radio France, tornou possível usar as caixas de palco e alto-falantes do console. Joffrey Heyraud, diretor de vendas da Lawo na França, afirmou que “é uma grande honra para Lawo confiar, ano após ano, à Radio France para um evento de tão prestígio como fornecedora de consoles de mixagem de áudio para o sistema de som e transmissão sinais”. Segundo ele, demonstra “a excelência do equipamento”.
10 milhões de telespectadores
O Concerto de Paris é um dos maiores eventos de música clássica. Tradicionalmente, tem até 500 mil espectadores e é seguido pela tradicional exibição de fogos de artifício. Este ano, o espetáculo, que contou com a participação da Orquestra Nacional Francesa dirigida por Simone Young e do Coro da Radio France, juntamente com solistas de renome internacional, foi acompanhado in loco por um público de 15 mil pessoas. A retransmissão foi vista por 3,5 milhões de telespectadores na França e por uma audiência estimada de 10 milhões em toda a Europa. No Brasil, ‘O Concerto de Paris’ foi exibido ao vivo pelo terceiro ano consecutivo pelo canal Film&Arts, escolhido como veículo oficial para transmissão na América Latina.
Solistas de prestígio, como a soprano Pretty Yende, o tenor Piotr Beczała, o violinista Renaud Capuçon, a acordeonista Ksenija Sidorova, e a mezzosoprano Clementine Margaine, e o trompetista Ibrahim Maalou, participaram do evento. Como embaixadora líder do acordeão clássico, Ksenija é uma intérprete única e carismática, apaixonada por mostrar as vastas capacidades de seu instrumento. Nos últimos anos de sua carreira, seu repertório variou de Bach a Piazzolla, de Efrem Podgaits e Václav Trojan, a Erkki-Sven Tüür e George Bizet, incluindo novos concertos de acordeão compostos especialmente para ela, bem como uma infinidade de projetos de Câmera.