Home Reportagens Contagem regressiva para a versão 2.0 da Sony Burano

Contagem regressiva para a versão 2.0 da Sony Burano

Prevista para ser lançada em março, a versão 2.0 da Sony Burano traz mais modos de gravação ou suporte SDI

Por Ricardo Batalha

Prevista para ser lançada em março, a versão 2.0 da câmera Burano da Sony oferecerá novas funções e melhorias demandadas pela comunidade de usuários, como novos formatos de gravação, o novo 1.8x de-squeeze e melhorias na monitorização.

A Burano 2.0 incluirá novos formatos de gravação, como um novo recorte Full Frame de 3,8K que aproveita quase todo o sensor e pode rodar até 120 fps e um modo de 1,9K a até 240 fps. Outros novos formatos de gravação incluem a ampliação de 24,00 fps nos modos de imagem X-OCN 16:9 ou um modo 4.3K 4:3 para anamórficos a até 60 fps em Super 35. Outras melhorias são um ajuste de de-squeeze de 1,8x; modos adicionais de alta velocidade de fotogramas (S e Q), incluindo até 66, 72, 75, 88, 90, 96 e 110 fps, ou gravação proxy para formatos de gravação de 24,00 fps.

A versão 2.0 de Burano também oferecerá várias melhorias na monitorização e nos metadados, incluindo a saída de vídeo SDI padronizada para a monitorização em X-OCN e XAVC. Concretamente, inclui metadados de compensação da respiração e estabilização de imagem em X-OCN, código de tempo e nome de clip na saída SDI. Além disso, esta atualização trará uma visualização em tela melhorada que coloca a informação do estado da câmera fora da imagem e também inclui View Finder Gamma Display Assist enquanto se utiliza S-Log3 para a monitorização.

Principais novidades
Entre as dezenas de novidades da última grande atualização da Sony destacam-se a saída de 24V no menu de voltagem da montura PL; compatibilidade com o controle Focus/Iris/Zoom para objetivos com montura PL enquanto se utiliza a empunhadura opcional GP-VR100; uma saída de imagem melhorada quando se utiliza o aspecto S-Log3 predefinido ou 3D User LUTs; uma melhoria do desempenho do foco automático ao gravar com as seguintes frequências de imagem: 23.98, 24, 25 e 29.97; ferramentas de exposição adicionais (chave alta/baja) derivadas de Venice; mais predefinições da memória de balanço de brancos de 3 a 8, ou suporte de estabilização de Imagem Ativa/Alta nos modos Full-Frame crop 6K e Super 35 1.9K 16:9 imager.

Além disso, Burano melhorará a facilidade de uso com a possibilidade de formatar os meios a partir da tela de estado, assim como estabelecer o ID de CAM e o número de bobina, que é padrão para as aplicações de documentários e reality TV; mudará o ajuste de frequência padrão de fábrica de 59.94 para 23.98p e adicionará um ajuste para “restabelecer os valores padrão de fábrica”, e adicionará funcionalidade de eventos ao vivo e multicâmera, incluindo controle de ND variável a partir de RCPs, controle de câmera melhorado a partir do Camera Remote SDK, e controle de tally para dispositivos conectados via LAN.

Site relacionado: https://pro.sony/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados