Home Reportagens Cooke Optics leva a quinta temporada de Peaky Blinders ao mundo anamórfico e 4K

Cooke Optics leva a quinta temporada de Peaky Blinders ao mundo anamórfico e 4K

Por Ricardo Batalha

O diretor de fotografia Si Bell e o diretor Anthony Byrne mudam a série de drama criminal ‘Peaky Blinders’ para uma aparência mais cinematográfica

Durante quatro temporadas, Thomas Shelby, sua família e sua gangue Peaky Blinders têm cativado o público em todo o mundo com um drama criminal ambientado na década de 1920, em Birmingham (ING), após a Primeira Guerra Mundial. A quinta temporada significa uma mudança total na forma como a série “Peaky Blinders” foi filmada. Ela passa das lentes esféricas Cooke S4 / i (usadas desde a terceira temporada) para o anamórfico, com as lentes Anamorphic / i prime da Cooke Optics e 4K. A distribuição de temporada completa pela Netflix nos EUA está disponível desde 4 de outubro.

Um dos desafios do diretor de fotografia Si Bell e do diretor Anthony Byrne, foi manter a continuidade com as quatro temporadas anteriores, independentemente das novas mudanças na produção. “Anthony e eu queríamos fazer essa série há vários anos, tendo assistido a tudo e sempre conversando sobre isso”, explicou Bell. “Assistimos a série inteira novamente e prestamos atenção especial às coisas que gostávamos, às que poderiam ser diferentes e às que pensávamos que poderiam ser melhores. Mas, obviamente, tivemos que manter a continuidade.”

“Ficar anamórfico para a nova temporada fazia todo sentido”, disse Bell. “Há um salto de tempo entre a quarta e a quinta temporada, com uma nova história para a família Shelby, então um novo visual fazia sentido e tornava a série mais cinematográfica do que jamais parecera.”


A primeira consideração foi a mudança para o 4K e seleção de câmera. As temporadas anteriores foram filmadas em uma ARRI ALEXA, mas através de muitos testes de câmera, a equipe decidiu que o sensor RED MONSTRO 8K tinha a melhor aparência para o projeto, com a flexibilidade, a sensibilidade e o tamanho físico da câmera que eles precisavam. A próxima consideração foram as lentes anamórficas – e este seria o primeiro projeto anamórfico de Bell.

Para a produção, o kit da Bell consistia no Anamorphic / i 25, 32, 40, 50, 65 MACRO, 75, 100 e 135mm. “A 40mm era uma verdadeira força de trabalho para as câmeras portáteis e para o estabelecimento de fotos, com o MACRO 65 sendo a lente ideal para se aproximar muito dos atores e para tirar o foco do fundo”, disse Bell.

Uma cena específica em que a lente principal Cooke Anamorphic / i 40mm se destacou foi uma sequência de cinco minutos no episódio cinco, depois que um personagem foi filmado. “Tínhamos várias luzes instaladas nos braços da lança que atingiam áreas específicas, para que pudéssemos mover 360 graus ao redor do aparelho sem ver nenhuma luz. A 40mm funcionou perfeitamente para esta foto, oferecendo escala cinematográfica e uma bela qualidade anamórfica”, explica Bell.

A produção da quinta temporada de “Peaky Blinders” não teve um início auspicioso. Com a primeira semana de filmagens perto de Manchester, em uma área montanhosa do norte da Inglaterra, o primeiro dia apresentou chuva, vento e temperaturas congelantes. “Foi o que tivemos na primeira tentativa da temporada”, disse Bell. “E depois piorou com a chuva torrencial durante as filmagens nas charnecas e na zona rural, mas a câmera e as lentes resistiram ao desafio. Precisávamos de um visual mais suave e mais naturalista, que não declarasse que estávamos mudando o programa. Tivemos o equilíbrio perfeito com o Cooke Look, o que realmente melhorou a escala cinematográfica da série e a elevou a um novo nível.”

Bell também tem alguns conselhos para os diretores de fotografia que se encontram na mesma posição em que estava: filmando seu primeiro projeto anamórfico. “Criativamente, esta temporada foi ótima e estamos orgulhosos do que fizemos em Peaky e de pessoas como ela. Se você está vendo seu primeiro projeto anamórfico como eu, é simples: saia e pegue um conjunto de Cooke Anamórficos / i e comece a filmar”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados