O diretor de fotografia Mecky Creus combinou entrevistas atuais com imagens de arquivo do Menudo, icônica boy band porto-riquenha, para o documentário da HBO Max, “Menudo: Forever Young“. Para isso, selecionou a linha de lentes Panchro/i Classic S35, da Cooke Optics.
Enquanto Creus e os diretores Ángel Manuel Soto e Kristofer Ríos sabiam que o documentário seria filmado com câmeras digitais, a questão de quais lentes usar rapidamente se tornou um ponto de discussão. “A questão era simples”, disse Creus. “Lentes modernas ou vintage? Muitas vezes prefiro lentes antigas, especialmente ao fotografar com os sensores mais novos que são tão nítidos, você pode ver tudo… Nós não queríamos isso, especialmente para a história que estávamos contando”, completou.
Creus desenvolveu seu conhecimento da gama de lentes de Cooke no início de sua carreira durante seu tempo trabalhando na Chater Camera, em Berkeley. Ele veio para o projeto com esse conhecimento, mas com uma mente aberta com base nos objetivos desta série. Após amplos testes, a escolha óbvia para o projeto se tornou a Panchro/i Classics. “As Speed Panchros Classics em sua caixa original combinam perfeitamente com todas as distâncias focais”, avaliou Creus. “Quando estou olhando para as lentes, minha primeira impressão é sempre sobre como o tom de pele é renderizado. Outras coisas que procuro incluem resolução de lente, distorção de barril, alargamento, queda e bokeh. Foram as lentes Panchro Classic que me deram um olhar fiel às intenções dos diretores. Eu sabia que a Panchro Classic era minha lente”, acrescentou.
A série documental “Menudo: Forever Young”, com quatro episódios, narra a história não contada por trás da ascensão e queda da icônica boy band. Creus filmou em sua terra natal, Porto Rico, onde o Menudo foi formado. “Menudo: Forever Young” fez uso das Panchro/i Classic S35 de 18mm, 25mm, 32mm, 50mm, 75mm e 100mm Panchro/i Classic S35 para duas câmeras ARRI Alexa Mini. Enquanto Creus possui uma das câmeras Alexa Mini, a outra câmera e lentes foram fornecidas por vários locais AbelCine e The HD House. A produção foi em ProRes 4444 em 4K 16:9.
“Amigos e colegas me abordaram dizendo ‘sua fotografia é muito íntima e honesta’, e as imagens de arquivo levaram as pessoas de volta no tempo. Era essencial encontrar uma ponte com as extensas imagens de arquivo da série, entrevistas com ex-membros do Menudo e especialistas na história do Menudo e Porto Rico. Uma equipe criativa única uniu este projeto e foi essencial ter as lentes certas para destacar e capturar essa história especial”, concluiu Mecky Creus.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube