Home Reportagens Curt O. Schaller recebe ‘Prêmio Científico e Técnico’ pelo sistema de estabilização de câmera ARRI TRINITY 2

Curt O. Schaller recebe ‘Prêmio Científico e Técnico’ pelo sistema de estabilização de câmera ARRI TRINITY 2

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas reconhece o trabalho pioneiro de Curt O. Schaller na estabilização de câmeras com o TRINITY 2

Por Ricardo Batalha

Curt O. Schaller, gerente de produto dos sistemas de estabilização de câmera da ARRI, será homenageado com um Prêmio Científico e de Engenharia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas pelo conceito, design e desenvolvimento do sistema de estabilização de câmera TRINITY 2. Dr. Roman Foltyn também é reconhecido pelo design de software e hardware da cabeça estabilizada motorizada do TRINITY. Os Prêmios Científicos e Técnicos da Academia honram indivíduos e empresas cujas descobertas e inovações contribuíram de maneiras significativas e duradouras para o cinema.

De acordo com a Academia, o ARRI TRINITY 2 está recebendo o Prêmio Científico e de Engenharia por ser “um sistema vestível que combina um sistema tradicional de estabilização de câmera inercial com tecnologia de gimbal eletrônico, permitindo uma liberdade de movimento da câmera sem precedentes para capturar tomadas com múltiplas transições que, de outra forma, seriam inatingíveis.”

“Este prêmio vai para todos os operadores do TRINITY ao redor do mundo! A confiança e o compromisso deles com o conceito TRINITY e seu trabalho extraordinário, inovador e que desafia limites é o que tornou esse reconhecimento possível desde o início. Também gostaria de agradecer à equipe da ARRI em Munique, Viena e à equipe da FoMa pela nossa longa colaboração e aceito o prêmio em nome deles. A ARRI é um lugar especial para trabalhar, e o espírito ARRI se reflete nos produtos que fazemos. Toda a organização e nossos parceiros tecnológicos são movidos pela inovação e pela paixão de produzir o melhor para servir a indústria que amamos”, comentou Curt O. Schaller.

O diretor-geral da ARRI, Walter Trauninger, parabeniza antecipadamente: “Estamos muito gratos à AMPAS por reconhecer o trabalho inovador de tantos engenheiros e cientistas nos bastidores. Este prêmio marca a 20ª vez que a ARRI recebe tal reconhecimento da Academia, e estamos além de humildes.” Ele continua: “Uma congratulação especial a Curt por suas conquistas. Ele é um profissional talentoso que tem um bom entendimento do que a indústria precisa. Suas ferramentas ajudaram incontáveis cineastas ao redor do mundo e demonstram o compromisso da ARRI em fornecer equipamentos e serviços de excelência para a indústria cinematográfica.”

Em 1984, Curt O. Schaller começou sua formação como assistente de câmera e, em seguida, como cinegrafista nos estúdios de cinema e televisão Bavaria, em Munique, Alemanha. Após sua formação, Schaller trabalhou como cinegrafista em produções de séries e como operador de Steadicam em séries de TV, filmes, shows e documentários. Em meados da década de 1990, Schaller utilizou sua experiência como cinegrafista e operador de Steadicam e começou a desenvolver seus próprios sistemas de estabilização de câmera, dos quais surgiu a série ARTEMIS da empresa Sachtler / Vitec Videocom em 2001. Em 2015, Schaller desenvolveu o sistema TRINITY junto com Roman Foltyn, um doutor em engenharia. O TRINITY é o primeiro sistema de estabilização de câmera do mundo a combinar um sistema de estabilização mecânica e eletrônica. Em abril de 2016, a ARRI assumiu o negócio de estabilizadores da Vitec. Desde então, Schaller, como gerente de produto dos sistemas de estabilização de câmera, tem sido responsável por impulsionar o desenvolvimento contínuo do portfólio de estabilizadores da ARRI.

Curt O. Schaller e outros vencedores do prêmio serão homenageados em 29 de abril na cerimônia dos Prêmios Científicos e Técnicos da Academia em Los Angeles.

Site relacionado: https://www.arri.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados