Home Reportagens Curta-metragem de animação Éphémère utiliza DaVinci Resolve Studio e Blackmagic Cloud

Curta-metragem de animação Éphémère utiliza DaVinci Resolve Studio e Blackmagic Cloud

Produção dos estúdios Noovo Inc e Eight Colors conectou artistas do Japão com um fluxo de pós-produção remoto baseado no DaVinci Resolve Studio

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que o curta de anime “Éphémère” foi produzido utilizando DaVinci Resolve Studio, Blackmagic Cloud e Fusion Studio. A produção foi uma colaboração entre os estúdios de animação Noovo e Studio Eight Colors.

“Éphémère” é um curta de anime inspirado no design conceitual da ilustradora Qtonagi, reconhecida por suas criações delicadas e belas. Situada em um futuro em que a humanidade pode migrar entre planetas, a história ocorre em um hotel em Urano e retrata um breve encontro entre as personagens Uta e Paula, inspiradas pela arte conceitual de Qtonagi, que destaca constelações e corpos celestes.

A produção contou com o apoio do projeto de desenvolvimento de talentos em animação “Anime no Tane” da Agência de Assuntos Culturais. O projeto inclui um programa para produzir animações originais de 10 minutos, através do qual ocorre o desenvolvimento de talentos. “Éphémère” foi um dos quatro projetos selecionados para receber financiamento, e o estilo de ilustração único e delicado de Qtonagi, incomum em animes tradicionais, foi produzido com DaVinci Resolve Studio para edição e criação de alguns efeitos.

A produção usou o DaVinci Resolve Studio e a Blackmagic Cloud para o fluxo de trabalho remoto, com animadores do estúdio Eight Colors, situado na Prefeitura de Kochi, enquanto o diretor Masao Shimizu e Nao Omachi, da Noovo, responsáveis pela composição e edição do filme, estavam em Tóquio.

“Shimizu e eu trabalhamos principalmente de casa, reunindo-nos apenas quando necessário. Eu já havia criado um fluxo de trabalho colaborativo com um banco de dados local, mas o trabalho remoto trouxe desafios com a configuração de VPN e problemas de comunicação entre computadores. A Blackmagic Cloud proporcionou um fluxo de trabalho em nuvem conveniente, facilmente implementado sempre que tínhamos acesso à internet para compartilhar os materiais”, disse Omachi.

“Utilizamos o DaVinci Resolve desde as fases de pré-visualização e storyboard de vídeo. Fiz uma edição preliminar enquanto revisava os materiais, e Omachi conduziu as operações nas sessões de pré-visualização e edição. Frequentemente utilizamos a função de marcadores do DaVinci para coletar informações na linha de tempo. Ao adicionar marcadores e notas nas áreas de interesse, conseguimos discutir essas questões em tempo real durante as reuniões”, explicou Shimizu.

Na fase final do projeto, durante as checagens de cor e outras revisões finais, Shimizu e Omachi trabalharam na sala de edição, enquanto outros membros da equipe verificavam os resultados pela Blackmagic Cloud, permitindo que o trabalho prosseguisse sem estar vinculado a computadores ou locais específicos.

“Sei usar o DaVinci para criar linhas de tempo, mas até mesmo quem não sabe usá-lo se beneficia com o compartilhamento de projetos. Sem a necessidade de exportar filmes, podemos sempre acessar a linha de tempo mais recente, aproveitando ao máximo as vantagens da nuvem”, comentou Shimizu sobre a Blackmagic Cloud.

“Exportar o índice de edição como CSV também foi prático. A maior parte do feedback estava relacionada à criação de imagens, por isso gerenciei tudo diretamente no DaVinci. Exportar o índex de edição e deixar apenas as seções de marcadores para a equipe garantiu que mesmo aqueles que não usam o DaVinci Resolve pudessem compartilhar as informações”, explicou Omachi.

O trabalho progrediu através do compartilhamento de projetos com a equipe do Studio Eight Colors em Kochi. “Em produções de anime, frequentemente adicionamos ‘números de corte’ nos cantos da tela ou exibimos os nomes das personagens na tela durante os diálogos. Trabalhando nessas tarefas com a equipe em Kochi, conseguimos avançar de forma eficiente e evitar erros por meio de verificações mútuas”, disse Omachi.

Além disso, as páginas Cor e Fusion do DaVinci Resolve Studio foram amplamente utilizadas durante a edição online. “Durante as sessões de edição, frequentemente ajustamos o brilho para personagens que não queríamos destacar, além de adicionar ou reduzir reflexos e ajustar o contraste. Também adicionamos efeitos de tremor de câmera intencionalmente para simular filmagem manual. Para uma cena com um pássaro pulando, utilizamos a página Fusion para ajustar o tempo do movimento, que parecia excessivo. Em um fluxo de trabalho de animação típico, esse tipo de trabalho seria realizado por compositores, mas durante o processo de composição, geralmente o trabalho é feito em cada cena individualmente. Portanto, é uma grande vantagem poder fazer ajustes detalhados comparando o antes e depois na linha de tempo”, comentou Omachi.

Nas cenas com uma aurora e nas que o céu em uma cúpula meteorológica muda, Omachi utilizou o Fusion Studio para os efeitos. “A cena da cúpula meteorológica exigiu a criação de um fosco no Fusion. Optei por um efeito mais aleatório do que pela regularidade digital, explorando bastante. “A capacidade de resposta do Fusion Studio foi ideal para isso”, disse.

“O DaVinci Resolve é flexível para diferentes fluxos de trabalho. Mesmo que inicialmente planejássemos usá-lo apenas para edição, ele nos permitiu lidar rapidamente com tarefas que normalmente exigiriam um compositor e acomodar novas ideias durante a edição”, concluiu Omachi.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados