Home Reportagens Curta-metragem In Memory Of filmado com URSA Cine 12K LF

Curta-metragem In Memory Of filmado com URSA Cine 12K LF

Sensor full-frame e faixa dinâmica da câmera trazem dimensão e exposição mais ampla ao curta-metragem In Memory Of

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que o diretor de fotografia Robert Hewitt filmou recentemente o curta-metragem “In Memory Of” com a câmera digital cinematográfica Blackmagic URSA Cine 12K LF.

Dirigido por Lawrence Mirisch e produzido por John Moio, “In Memory Of” acompanha três irmãos afastados (interpretados por Brent Bailey, Yael Grobglas e Gloria Cole) que, após a morte do pai, entram em disputa pela herança de um único objeto, revelando traumas profundos que influenciaram suas vidas.

Já familiarizado com as câmeras e a ciência de cores da Blackmagic Design, Hewitt estava entusiasmado para trabalhar com a nova câmera digital cinematográfica. “Trabalho com câmeras da Blackmagic há muitos anos”, afirmou Hewitt. “Quando a primeira URSA Mini foi lançada, fiquei impressionado com a qualidade que ela entregava. Todo mundo estava comentando sobre a nova linha URSA Cine e, felizmente, pude usar uma em um projeto.”

Para Hewitt, filmar com o sensor full-frame da URSA Cine 12K LF trouxe uma dimensão única ao filme. “O sensor full-frame amplia a área da imagem, proporcionando um enquadramento mais imersivo e uma profundidade de campo mais rasa”, disse Hewitt. “Assim que a câmera estava configurada e o set iluminado, o diretor e o produtor ficaram maravilhados com a imagem. Depois dos ajustes finais, o resultado ficou simplesmente deslumbrante.”

O primeiro assistente de câmera Jeremy Hill não trabalhava com câmeras da Blackmagic desde os primórdios da Blackmagic Pocket Cinema Camera original em HD. Como para qualquer assistente de câmera no set, o mais importante para um sistema é a praticidade durante as filmagens.

“Gosto muito dos dois monitores grandes com tela de toque posicionados nas laterais da câmera”, comentou Hill. “Os monitores facilitam ajustes rápidos nas configurações, e o diretor ou qualquer pessoa dispõe de um monitor secundário para conferir o enquadramento sem interferir no trabalho do operador. O novo design também tem pontos de montagem que simplificam a fixação de acessórios, como transmissores, monitores adicionais ou telêmetros.”

Geralmente, a faixa dinâmica é o que distingue uma câmera cinematográfica, e Hewitt e Hill ficaram impressionados com o desempenho da URSA Cine 12K LF ao trabalhar com exposições amplas. “Creio que a cena de abertura do curta mostra a impressionante faixa dinâmica da câmera; desde o interior mais escuro até os realces intensos da luz solar entrando no cômodo”, disse Hill. “Apesar da exposição tão ampla, o visual continuava muito bonito.”

Segundo Hewitt, a cena da sala de jantar foi a que mais evidenciou o potencial da câmera. “Iniciamos com um plano geral que avançava lentamente e depois passamos para os detalhes da mesa e a conversa intensa entre os três irmãos”, explicou Hewitt. “Havia janelas grandes atrás de dois dos atores, o que complicou um pouco o ajuste da exposição. Meu amigo de longa data e excelente eletricista-chefe, Mikie Pederson, conseguiu ajudar usando cortinas transparentes do lado de fora, mas ainda assim a luz era muito intensa, e eu fiquei um pouco apreensivo. Mas, assim que iniciamos a pós-produção e abrimos os arquivos Blackmagic RAW, foi surpreendente constatar a qualidade com que a câmera preservou os realces.”

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados