Home Especiais CyanView destacará plugin para câmeras RIO Live na IBC 2022

CyanView destacará plugin para câmeras RIO Live na IBC 2022

Exibida pela primeira vez na NAB 2022, a solução RIO Live pode ser coordenada com uma ampla variedade de câmeras

Por Ricardo Batalha

A CyanView exibirá na IBC 2022, que será realizada de 9 a 12 de setembro na RAI em Amsterdã (HOL), a sua nova solução RIO Live, um plug-in montado em câmera que facilita o sombreamento e a contagem em uma gama diversificada de câmeras D-Cinema, filmadoras e câmeras sem espelho em produções ao vivo com várias câmeras.

Exibida pela primeira vez na NAB 2022, a RIO Live pode ser coordenada com uma ampla variedade de câmeras que facilitam o controle remoto. A ampla variedade de câmeras que ela suporta e as opções flexíveis de conexão disponíveis proporcionam aos produtores e criadores, tanto no mercados de broadcast como em proAV, a capacidade de implantar complexas configurações de câmera. Isto é fundamental ao usar câmeras D-Cinema de sensor grande, com lentes de zoom PL e LUTs 3D, e garante em todas as câmeras uma aparência consistente e específica, que normalmente é obtida na pós-produção, mesmo durante a transmissão de produções ao vivo.

A RIO Live também permite o controle de lentes de zoom e motores de lentes, incluindo lentes box B4, lentes zoom PL, Canon e Fujinon, juntamente com C-Motion em lentes zoom grandes e motores Tilta e Chrosziel. Também facilita o controle total do gimbal, permitindo que os produtores criem uma configuração PTZ usando as câmeras e acessórios de sua escolha, incluindo câmeras a cabo e robóticas, dollys e jibs.

A unidade também permite o controle da sinalização interna de uma câmera ou de uma sinalização auxiliar conectada ao próprio RIO Live, com seleção de câmeras e ingestão de sinalização realizada através de protocolos como TSL e GPIO, ou integrações diretas com Atem, Tricaster e Vmix.

Além de fornecer controle físico sobre todas as câmeras, incluindo início simultâneo de gravações, o RIO Live facilita a funcionalidade total de sombreamento em uma configuração de várias câmeras. Isso inclui o controle remoto de sombreamento de vídeo para câmeras onde tal funcionalidade pode estar ausente ou bloqueada, ou ao usar renderizadores baseados em 3D LUT, como Flanders Box-IO, AJA ColorBox e CyanView VP4 para adicionar e coordenar a funcionalidade conforme necessário. Tudo isso pode ser coordenado de forma flexível por meio do controle remoto CyanView, dedicando controladores individuais (ou múltiplos) a cada câmera, criando subgrupos ou por meio de um único controlador mestre.

A capacidade de controlar integrações de câmeras multimarcas por meio de um único RCP (ou, de fato, qualquer combinação desejada de RCPs) oferece aos profissionais de transmissão um imenso potencial criativo, ao mesmo tempo em que garante consistência e ordem em todas as configurações.

Poucos produtos permitem que uma gama tão diversificada de câmeras e padrões sejam controlados por meio de um único RCP. Todos os recursos do RCP, da CyanView, estarão em exibição no estande na IBC 2022, demonstrando como o RCP integra perfeitamente o controle da câmera com as correções lineares de cores disponíveis nos corretores RGB e ProcAmp na pós-produção. Sua interface, que se assemelha a de uma câmera de transmissão padrão, permite o alinhamento eficiente de várias câmeras em produções ao vivo.

A CyanView também destacará seu suporte para o novo AJA ColorBox, uma solução flexível de renderização de hardware com nós que garantem mapeamento preciso e fidelidade de cores sem precedentes para fluxos de trabalho HDR/SDR ao vivo e pós-produção. O ColorBox é especialmente útil ao implementar vários tipos e marcas de câmeras, pois o alinhamento de câmeras nesse contexto requer ajustes mais precisos, semelhantes ao fluxo de trabalho do ACES. Com o ColorBox, o processo se torna tão fácil e intuitivo como se o operador estivesse fazendo os ajustes na própria câmera.

“O RIO Live oferece muito potencial criativo para profissionais de transmissão, dando-lhes total flexibilidade em sua configuração de produção e permitindo que eles selecionem câmeras com base nos benefícios que seus recursos trarão”, destacou o fundador e CEO da CyanView, David Bourgeois. “Ao aplicar ferramentas de sombreamento, mesmo quando tal funcionalidade não está presente na própria câmera, e com um fluxo de trabalho e sistema de controle incrivelmente fácil e direto, o RIO Live é ideal para produções remotas, distribuídas, ao vivo e multicâmera”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados