A Blackmagic Design anunciou que o software de edição, gradação, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio foi utilizado na colorização e nos efeitos visuais do longa-metragem “Kyrie no Uta” de Shunji Iwai. A gradação de cores foi concluída pelo próprio diretor Iwai, enquanto os efeitos visuais foram feitos por Yuji Tanaka.
Produzido após “Swallowtail Butterfly” e “Tudo Sobre Lily Chou-Chou”, o filme também fala sobre música e teve a colaboração do produtor musical Takeshi Kobayashi. A história fala sobre Kyrie, uma música de rua que só consegue se expressar cantando, retratando os encontros e as despedidas de quatro homens e mulheres. A ex-integrante do grupo feminino BiSH AiNA THE END, que agora é artista solo, estreia no cinema como protagonista e também contribui com a trilha sonora do filme. Atores famosos, como Suzu Hirose, Hokuto Matsumura e Hana Kuroki, também estão no filme. “Quando eu estava escrevendo o romance que inspirou este filme, li sobre a AiNA e me inspirei nela para continuar escrevendo a história”, disse Iwai.
Ambientado em Miyagi, Osaka, Hokkaido e Tóquio, o filme se desenrola em lugares importantes para o diretor Iwai. A filmagem durou aproximadamente cinco meses, totalizando 42 dias. “Durante as filmagens, tive que enfrentar vários desafios relacionados a cronograma, questões de localização e limitações no orçamento. Além disso, também fui responsável pela iluminação. Por outro lado, dei mais liberdade aos atores sem dar tantas explicações detalhadas. Para economizar tempo de filmagem e evitar sobrecarregar os atores com tarefas repetitivas, filmamos cenas com múltiplas câmeras. Embora tenhamos decidido um determinado tom durante a filmagem, tentamos simplificá-lo o máximo possível. Evitei usar filtros no set porque, após usá-los, não há como voltar atrás. Se eu quisesse usar um efeito de filtro, eu o processava digitalmente”, explicou Iwai.
Na pós-produção, Iwai colorizou o filme sozinho, e o trabalho de efeitos visuais foi realizado por Yuji Tanaka. “Comecei a usar o DaVinci Resolve Studio há cerca de dois anos. Geralmente, eu ajusto usando curvas tonais. Mesmo que eu tenha uma ideia de como quero as cores, explicar para outra pessoa é bastante complicado. É mais rápido para mim colorizar sozinho”, disse Iwai.
Quanto ao trabalho de efeitos visuais, Tanaka observou: “Tivemos cerca de 90 cortes VFX usando o Fusion. Muitos desses detalhes podem passar despercebidos pelos espectadores, como a remoção digital.”
Por exemplo, como o filme retrata 13 anos nos relacionamentos dos personagens, por vezes edifícios fictícios apareceram nas cenas. Tanaka mencionou: “Na cena de Osaka, eu retirei o edifício Abeno Harukas, que não deveria estar presente durante a época retratada na cena. Já na cena da Saída Sul da estação Shinjuku, que foi filmada por volta das 2h da manhã sem ninguém por perto, eu incluí mais pessoas na cena.”
Tanaka explicou sobre uma cena em que Kyrie está grávida: “Eu criei uma malha com Distorção em Grade para representar a barriga da grávida, dei uma esticada nela e usei a Pintura para desfocá-la. Tentamos deixar o mais natural possível e evitar um visual de CGI.”
Sobre o Fusion, Tanaka disse: “Como o Fusion é baseado em nós, é fácil refazer ou fazer correções no meio do processo. Você pode manter as partes na árvore de nós e alterar a ordem em que as conecta, facilitando muito mais as correções do que em um aplicativo baseado em camadas. Além disso, ele fornece uma visão geral mais clara do seu trabalho.”
“O DaVinci Resolve não apenas se destacou na gradação, mas também teve um papel fundamental nas correções com a página Fusion. Graças a ele, obtivemos resultados que antes não seria possível obter, e isso foi incrível”, concluiu Iwai.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube
1 comentário
[…] , 2024-01-31 01:27:16 ou clique aqui, para ler na íntegra. O material RSS “DaVinci Resolve Studio usado em colorização e efeitos visuais do filme […]
Comentários fechados.