Home Reportagens Dejero fornece conectividade na cobertura das eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete FIBA 2023 nas Américas

Dejero fornece conectividade na cobertura das eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete FIBA 2023 nas Américas

Produção remota inovadora com transmissores móveis Dejero EnGo e receptores WayPoint economiza até 75% no tempo de configuração

Por Ricardo Batalha

A produtora espanhola Quality concluiu com sucesso a cobertura ao vivo das eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete da FIBA de 2023 nas Bahamas e nas remotas ilhas Virgens dos EUA, localizadas no coração do Mar do Caribe. A equipe contou com as soluções de conectividade da Dejero para transmissão para várias emissoras. Usando as soluções de conectividade da Dejero, a Quality economizou entre 60 e 75 por cento do tempo de configuração e custo de um fluxo de trabalho tradicional para transmitir ao vivo os jogos das eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete FIBA de 2023.

Nove transmissores móveis Dejero EnGo foram implantados para as produções multicâmera, enquanto três receptores Dejero WayPoint localizados no hub da Quality e na sala de controle principal em Madri receberam os feeds da câmera e o conteúdo empacotado, depois uplinked via satélite para distribuição global. Dois dos dispositivos EnGo foram utilizados para preenchimento e gráficos principais para a FIBA empacotar o conteúdo no local e enviar para o hub da Quality em Madri.

Os dispositivos de transmissão de vídeo usados pela Quality contam com a Tecnologia Smart Blending da Dejero, que agrega múltiplas conexões IP, incluindo redes com fio (banda larga, fibra) e sem fio (3G/4G/5G, Wi-Fi, satélite). O resultado é uma conectividade de internet confiável e de alta velocidade, que permite a transmissão contínua de vídeo ao vivo com qualidade de transmissão, reduzindo os custos com a logística de produção.

Os transmissores móveis Dejero EnGo combinam redes celulares de várias operadoras para que a Quality não precise depender apenas da conectividade limitada do local ou enviar um caminhão satélite para a ilha. “Como o EnGo combina redes celulares de várias operadoras, não precisamos depender apenas da conectividade limitada do local ou nos preocupar com a logística e os custos de levar um caminhão satélite para a ilha”, explica Pablo Reyes, diretor de produção e sócio da Quality.

“Com a cobertura ao vivo dos jogos da Fiba Qualifier, demonstramos mais uma vez que, usando o Dejero, podemos literalmente transmitir ao vivo até mesmo dos locais mais remotos, alcançando o tipo de conectividade resiliente necessária para transmitir vídeo ao vivo de alta qualidade dos principais eventos esportivos. eventos”, continuou Reyes.

Usando um modelo enxuto de produção remota, a Quality precisava apenas enviar os transmissores e câmeras EnGo para St. Thomas. Como os dispositivos são fáceis de operar e não exigem uma configuração complexa, os operadores de câmera e a equipe estavam prontos para entrar em operação 48 horas após o pouso. Os produtores, diretores, operadores gráficos e técnicos permaneceram em Madri, pois o EnGo permitiu a transmissão ao vivo dos feeds das câmeras sem interrupção, de volta ao hub para embalagem e distribuição.

Dejero EnGo transmitiu feeds de câmera ao vivo das ilhas remotas do Caribe de volta para três receptores Dejero WayPoint localizados no hub da Quality em Madri, para embalagem e distribuição. O recurso de intercomunicação EnGo que fornece comunicação de voz full-duplex bidirecional entre o hub e o pessoal de campo foi crucial para interações ao vivo durante as produções das eliminatórias da FIBA. Um microfone no hub foi conectado por um cabo de áudio XLR a um receptor WayPoint, para que o diretor pudesse se comunicar com os operadores de câmera usando smartphones conectados ao EnGo. O EnGo também possui criptografia AES 256 para manter os dados de áudio e vídeo seguros quando transportados por links públicos de internet.

Esse fluxo de trabalho representa uma economia de milhares em contas de hotel, passagens aéreas, logística e despesas, sem falar no tempo que leva para uma equipe de produção completa viajar de ida e volta.

O recurso de intercomunicação EnGo que fornece comunicação de voz full-duplex bidirecional entre o hub e o pessoal de campo foi crucial para interações ao vivo durante as produções das eliminatórias da FIBA. Se a Quality tivesse usado um caminhão satélite para produção remota, levaria pelo menos 10 dias para cruzar o Mar do Caribe por frete marítimo privado, com os desafios logísticos adicionais de alfândega e seguro. “Ao usar o Dejero, economizamos entre 60 e 75 por cento do tempo de configuração e custo de um fluxo de trabalho tradicional”, concluiu Reyes.

Site relacionado: www.dejero.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados