Home Reportagens Dejero na produção, entrega e distribuição do Campeonato Europeu de Rugby 2023

Dejero na produção, entrega e distribuição do Campeonato Europeu de Rugby 2023

Quality foi a empresa responsável pela produção do Campeonato Europeu de Rugby 2023, realizado de 4 de fevereiro a 19 de março

Por Ricardo Batalha

Os transmissores EnGo da Dejero, os receptores WayPoint e o sistema de gerenciamento baseado em nuvem Control permitiram que a edição de 2023 do Rugby Europe Championship, disputada por Bélgica, Geórgia, Alemanha, Holanda, Polônia, Portugal, Romênia e Espanha, fosse produzida internacionalmente.

A Quality foi a empresa responsável pela produção do Campeonato Europeu de Rugby 2023, realizado de 4 de fevereiro a 19 de março, quando ocorreu a final entre a atual bicampeã Geórgia (38) e Portugal (11) no Estádio Nuevo Vivero, em Badajoz (ESP). A Quality também cobriu todas as outras finais, como a disputa do terceiro lugar, vencido pela Romênia (31) contra a Espanha (25), e até a disputa entre o sexto e sétimo lugares em Badajoz, vencido pela Bélgica contra a Polônia.

A produtora transportou seis transmissores de vídeo móvel Dejero EnGo em oito cidades europeias para cada estádio durante o torneio. Os EnGo, cuja latência vidro a vidro é de 0,5 segundo, transmitiram imagens ao vivo de seis câmeras a cada partida. Os sinais chegaram a dois receptores Dejero WayPoint localizados no centro de produção da Quality em Madri, onde ocorre a produção final, incluindo gráficos e comentários. Dispositivos WayPoint reconstroem e decodificam sinais de vídeo, que são alimentados em uma matriz para serem compartilhados com os sistemas de comutação e repetição. O vídeo empacotado é então enviado ao provedor de satélite da Quality por meio de outro Dejero EnGo, de onde os detentores dos direitos baixam o conteúdo final para transmissão.

A chave para o sucesso da produção foi a tecnologia Smart Blending da Dejero, capaz de agregar várias tecnologias de rede, incluindo celular e fibra, de vários provedores de rede para criar uma “rede de redes” virtual que oferece maior confiabilidade. Para o Campeonato Europeu de Rugby 2023, seis cartões SIM locais de vários provedores de rede móvel, incorporando modems globais, foram instalados em cada EnGo. Isso deu à Quality maior confiança no caminho de transmissão para enviar as imagens ao vivo para seu centro de transmissão em Madri para produção e distribuição finais.

Por outro lado, a Quality também usa o sistema de gerenciamento baseado em nuvem Dejero Control para ver o desempenho dos dispositivos, permitindo que eles verifiquem seus dados de fluxo de trabalho, visualizem feeds de baixa latência e encaminhem conteúdo ao vivo ou gravado para fluxos de trabalho de transmissão e entrega online.

Santiago José Salgado, produtor executivo esportivo da Quality, destaca o EnGo da Dejero, soluções que “eliminam qualquer vulnerabilidade a interrupções e indisponibilidades de rede que possam ocorrer nos serviços de fibra, cabo e DSL, agregando conectividade sem fio resistente à banda larga fixa dos estádios”.

A utilização de soluções da Dejero mudou completamente a metodologia de trabalho da Quality: “Apenas dois anos atrás, no último Campeonato Europeu de Rugby, usamos vans OB para cobrir jogos importantes, o que significava enviar uma equipe de produção totalmente no local e dependente de conectividade via satélite”, conclui Salgado.

Site relacionado: https://www.dejero.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados