Em um momento crucial, com grandes desafios no horizonte, como a conclusão da aquisição da Dorna Sports após sua suspensão devido a dúvidas da Comissão Europeia, a Liberty Media nomeou Derek Chang como seu novo presidente e CEO. Chang, que já ocupava o cargo de diretor desde 2021, assumirá a nova função em 1º de fevereiro.
Executivo experiente nos setores de mídia, esportes e entretenimento, Chang possui uma trajetória que inclui liderança de equipes operacionais, desenvolvimento corporativo e investimentos em empresas de destaque em diferentes fases de crescimento. Além de seu papel na Liberty Media, é presidente executivo da EverPass Media, empresa que cofundou com Alex Kaplan em parceria com a NFL e a RedBird Capital Partners, com investimento adicional da TKO. Apesar de deixar essa posição para se dedicar integralmente à Liberty Media, permanecerá no conselho da EverPass Media.
Antes disso, Chang foi CEO da NBA China entre 2018 e 2020, liderando os esforços para consolidar a NBA como a principal liga esportiva estrangeira na região, gerenciando uma equipe de 200 pessoas em escritórios localizados em Pequim, Xangai, Taipei e Hong Kong. Também ocupou cargos de liderança na Scripps Network Interactive de 2013 a 2018, passou sete anos na DirecTV como vice-presidente de estratégia e desenvolvimento de conteúdo e foi vice-presidente executivo de finanças na Charter Communications entre 2003 e 2005.
John Malone, presidente da Liberty Media, atuará como CEO interino até a posse de Chang e deu as boas-vindas ao novo líder: “A experiência de Derek em funções operacionais e de investimento, seu amplo conhecimento de nossas indústrias e sua familiaridade com a Liberty o tornam o líder ideal para o próximo capítulo da empresa. Trabalhei com Derek por mais de 25 anos e sempre me impressionei com seu estilo de liderança, amplitude de conhecimentos e perspectiva global. Estou ansioso para apoiá-lo, junto com a equipe de gestão da Liberty, na criação de valor para nossos acionistas”.
Chang também se mostrou entusiasmado com o novo desafio: “Foi um privilégio trabalhar com John Malone e a equipe da Liberty ao longo dos anos, seja na TCI, na DirecTV ou como membro dos conselhos da Starz e da própria Liberty. Sempre admirei a trajetória da empresa na geração de valor para investidores e parceiros. Nosso foco atual está claro: otimizar a estrutura do portfólio com a cisão da Liberty Live e apoiar o crescimento de nossos ativos operacionais, como a Fórmula 1 e a MotoGP, após sua aquisição, para que continuem crescendo e investindo no futuro. Olhando à frente, manteremos a abordagem de longo prazo com agilidade para explorar novas oportunidades”.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube