Home Reportagens Switchers ATEM instalados no estúdio de streaming de esports e‑Create Space

Switchers ATEM instalados no estúdio de streaming de esports e‑Create Space

e-Create Space, instalação de streaming especializada em esportes eletrônicos baseada em Tóquio, está usando vários produtos da Blackmagic Design

Por Ricardo Batalha

O e-Create Space, instalação de streaming especializada em esportes eletrônicos baseada em Tóquio, está usando vários produtos da Blackmagic Design, incluindo o switcher de produção ao vivo ATEM 1 M/E Constellation HD, o gravador e reprodutor HyperDeck Shuttle HD, placas de captação e reprodução DeckLink e unidades Micro Converter na sua nova experiência de esports de escala real. A instalação é parte de uma nova divisão da empresa de recrutamento e trabalho temporário que permitirá treinar candidatos para fluxos de trabalho de streamings, campeonatos de esports e transmissões de eventos.

O e-Create Space é um estúdio de streaming operado pela Yu-cre. A empresa dedica-se principalmente ao recrutamento e preenchimento de vagas temporárias em empresas especializadas do mundo criativo, como profissionais de design e edição.

“Ao longo do recrutamento, há casos em que é difícil para os nossos criadores registrados conseguirem um emprego, a não ser que ganhem mais experiência. Pensamos que seria bom criar um lugar onde pudessem ganhar essa experiência no local e um lugar onde qualquer pessoa pudesse organizar um evento com facilidade. Queremos que esse estúdio seja frequentado por muitas pessoas de origens diferentes, e abordar as produções de esports de maneira diferenciada”, disse Yasunori Kinoshita, produtor da divisão de esports da empresa.

A TechnoBlood eSports auxiliou no planejamento técnico e nos aspectos de construção do e-Create Space, incluindo a seleção de equipamentos e a configuração do estúdio. A empresa foi estabelecida em 2021, mas, originalmente, era uma subsidiária da divisão de esports da TechnoBlood Corporation, e tem participado das atividades de esports desde 2004, muito antes do termo “esports” se popularizar.

“A ideia do estúdio é oferecer uma experiência de esports de escala completa, que pode ser utilizada por campeonatos de esports profissionais”, disse Atsushi Yoshinaga, vice-diretor do departamento de gestão de projetos da TechnoBlood eSports. “Também era importante que fosse fácil para qualquer cliente usar, seja para transmitir campeonatos de esports ou seminários de negócios. Era preciso que fosse fácil de usar e ao mesmo tempo tivesse a capacidade de fazer coisas complicadas. Na nossa busca por algo assim, optamos pelos produtos da Blackmagic Design.”

Yoshinaga optou pelo ATEM 1 M/E Constellation HD e o ATEM Television Studio Pro 4K para comutação, o HyperDeck Studio HD Mini e HyperDeck Shuttle HD para gravação, diversas DeckLinks para os requisitos de captação e reprodução e unidades Micro Converter. Um ATEM Television Studio Pro 4K é usado para alternar entre as saídas das câmeras, um HyperDeck Shuttle HD e as alimentações extras de PCs que os clientes possam trazer. A saída de programa é então enviada a dois PCs para transmissão e ao ATEM 1 M/E Constellation HD.

“O ATEM 1 M/E Constellation HD é usado para alternar a fonte de vídeo do telão LED do estúdio. Os PCs usados no streaming são equipados com placas DeckLink Quad 2, duas no PC principal e duas no outro, já que o streaming de campeonatos de esports requer mais de 10 fontes de entrada. Os outros PCs de produção contam com unidades DeckLink Mini Recorder 4K”, disse Yoshinaga.

“Uso o HyperDeck Shuttle HD para playout de vídeos e como um teleprômpter. Para as competições de gaming, exibimos muitos replays, então os HyperDecks são muito úteis. O tamanho compacto do HyperDeck Shuttle HD e do HyperDeck Studio HD Mini nos permite deslocá-los como necessário,” continuou.

“Os switchers ATEM também podem ser controlados tanto por software quanto hardware. É prático podermos operar os switchers usando o software. Assim, não precisamos ir até onde o switcher está para utilizá-lo, mesmo se houver apenas uma pessoa disponível para operá-lo”, Yoshinaga concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados