Home Reportagens Desvendando as maravilhas ecológicas da China com a URSA Mini Pro 12K

Desvendando as maravilhas ecológicas da China com a URSA Mini Pro 12K

Documentários sobre a natureza captam momentos épicos em altíssima resolução com câmeras Blackmagic

Por Ricardo Batalha

Nos ventos cortantes do Planalto Qinghai-Tibet, um antílope tibetano salta, seus músculos tensos traçam um arco elegante, seus cascos raspam a neve, levantando flocos que brilham à luz do sol como se estivessem congelados no tempo. Nas profundezas das florestas das Montanhas Qinling, um íbis-de-crista alça voo, suas asas captadas em câmera lenta em quase 10 vezes, mostrando o leve tremor de cada pena.

Essas cenas de tirar o fôlego são de documentários produzidos pela Shaanxi Humanities Exploration Film and Culture Communication, agora transmitidos pelo canal CCTV-1 da emissora nacional chinesa.

“Documentários sobre a natureza desafiam as habilidades técnicas e artísticas dos criadores, e usar a Blackmagic URSA Mini Pro 12K foi uma escolha acertada”, disse Chen Xu, gerente-geral da Shaanxi Humanities Exploration. A câmera digital cinematográfica Blackmagic URSA Mini Pro 12K resistiu aos rigorosos testes de frio do planalto, à umidade tropical e a chuvas torrenciais, permitindo à equipe da Shaanxi Humanities Exploration concluir diversos documentários para o CFTV, incluindo “The Charm of Sanjiangyuan”, “Wild Homeland”, “The World’s Rare Crested Ibis”, “The Monkey King of Qinling”, “The Hermit of the Bamboo Forest”, “The Secret Realm of Qianjiangyuan Waterways”, “Dongzhai: The Secret Land in Central China”, “Wuliangsuhai: A Haven for Migratory Birds” e “Changdao: The Animal Kingdom of the Yellow and Bohai Seas.”

A vida selvagem tem muitos momentos efêmeros, e captar essas frações de segundo muitas vezes determina o sucesso de um documentário. “Por exemplo, ao filmar o faisão-de-reeve, uma espécie de Classe I protegida nacionalmente, o macho balança as impressionantes penas de sua cauda durante o cortejo em alta frequência. Usando o modo 4K a 240 fps da URSA Mini Pro 12K, gravamos dois machos balançando suas caudas ao mesmo tempo para cortejar uma fêmea, captando até os mínimos detalhes da cauda em câmera lenta, imperceptíveis a olho nu. Essas imagens inclusive ajudaram os pesquisadores a entender melhor essa ave chinesa única”, explicou Chen.

“Ao filmar na natureza, não levamos muita coisa na mala, por isso precisamos de equipamentos versáteis e flexíveis que atendam às diversas necessidades de filmagem”, acrescentou Chen. O sensor da URSA Mini Pro 12K suporta 12K, 8K e 4K, com redimensionamento interno que preserva o quadro completo do sensor ao alternar as resoluções, mantendo as composições consistentes. Além disso, oferece um modo janelado para taxas de quadros significativamente mais altas. Alternar entre taxas de quadros altas e baixas é perfeito e nos permite captar momentos críticos. Isso é especialmente útil para close-ups da vida selvagem. Para não incomodar os animais, frequentemente filmamos à distância com lentes longas. Certa vez, enquanto filmávamos batalhas de acasalamento de cervo-de-Thorold no Planalto Tibetano de Qinghai, eles estavam bem longe, do outro lado de um banco de areia no Rio Tongtian. Nossa lente de 800 mm não era suficiente, então usamos o modo janelado 4K, adicionando efetivamente um recorte de 3,3x, combinado com um teleconverter de 1.4x, registrando com sucesso todas as imagens padrão, em lapso de tempo e em câmera lenta que precisávamos.

A alta resolução também proporciona uma experiência visual extraordinária. “As filmagens em 12K e 8K captam detalhes complexos, como a textura fina das penas dos pássaros ou o aspecto translúcido das asas dos insetos, aumentando muito o impacto visual e a imersão do documentário”, observou Chen. “A alta resolução também garante maior flexibilidade na pós-produção, permitindo recortes e zooms sem perdas.”
Feita para a vida selvagem

Ao filmar documentários sobre a vida selvagem, muitas vezes enfrenta-se ambientes extremos. “A -30 °C no planalto, a URSA Mini Pro 12K funcionou perfeitamente. A 40 °C em altas temperaturas, ela nunca desligou por causa de superaquecimento”, relembrou Chen.

A durabilidade também é impressionante. “Durante uma filmagem sob chuva forte, entrou água na entrada Tipo C da câmera, impedindo a gravação de dados no SSD. Secamos a câmera com um lenço de papel e a deixamos secando ao ar, e ela voltou a funcionar normalmente. A neve cobrindo a câmera no Planalto Qinghai Tibetano era normal, mas esta câmera 12K teve um desempenho excepcional em montanhas, florestas e áreas litorâneas, provando ser uma parceira confiável”, disse Chen.
Avançando com a Blackmagic Design

A Shaanxi Humanities Exploration não apenas cria documentários, mas também é pioneira em tecnologia cinematográfica. Sendo uma das primeiras empresas em Shaanxi a adotar o DaVinci Resolve em seu fluxo de trabalho e, posteriormente, incorporar diversas câmeras Blackmagic, a equipe tem uma vasta experiência com os produtos Blackmagic Design.

“A Blackmagic Design democratizou as ferramentas profissionais, tornando-as acessíveis para empresas além de BBC ou National Geographic, capacitando equipes como a nossa”, disse Chen. “O design aberto da URSA Mini Pro 12K aprimora nossa flexibilidade criativa. O encaixe de lente intercambiável nos permitiu alternar entre as montagens PL e EF e utilizar entes que já tínhamos, como a Sigma 300-800mm em condições de muita luz, ou a Canon 200-400mm f/4.0 em pouca luz. Com adaptadores, podemos até usar lentes Zeiss, Leica ou Nikon vintage, dando a elas uma nova vida nesta câmera cinematográfica.”

“É como um diamante bruto, oferecendo imensa flexibilidade de pós-produção. Apesar de ser um formato RAW, os tamanhos de arquivo são menores do que alguns formatos comuns e rodam perfeitamente no DaVinci Resolve”, diz Chen sobre o Blackmagic RAW.

Recentemente, a equipe adquiriu uma URSA Cine 12K LF Body. “A URSA Cine 12K é uma câmera cinematográfica de grande formato e alta qualidade que teve melhorias significativas em faixa dinâmica, sensibilidade à luz e altas taxas de quadros. Tenho acompanhado o projeto desde que ele foi anunciado. O modelo somente com o corpo oferece mais opções aos cineastas, tornando-o acessível para usuários antigos da Blackmagic como nós, ao mesmo tempo em que nos permite construir um sistema completo com os acessórios existentes”, comentou Chen.

De planaltos nevados a planícies pantanosas, de pássaros a animais selvagens, os planos da Shaanxi Humanities Exploration criam mundos ecológicos vívidos para o público. Quando questionado sobre o motivo da escolha das câmeras 12K, Chen disse: “Nosso objetivo é preservar os detalhes ecológicos da China de maneiras que transcendam o olho humano. Cada quadro é uma homenagem à vida e um arquivo ecológico para o futuro.”

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados