Home Reportagens DFI inaugura sala de cinema na cobertura com tecnologia Leyard

DFI inaugura sala de cinema na cobertura com tecnologia Leyard

A tela de LED Leyard Luminate Ultra Series permite projetar filmes ao ar livre, até mesmo em plena luz do dia

Por Ricardo Batalha

A tela Leyard Luminate Ultra Series de 1,5 mm é a estrela da nova sala de cinema do Instituto Dinamarquês de Cinema (DFI), que agora oferece experiências cinematográficas ao ar livre em sua cobertura no coração de Copenhague.

Com o objetivo de transformar um espaço pouco aproveitado em sua sede, o DFI criou uma área de 1.700 m² que, além de uma sala de cinema, conta com bar, restaurante, espaço para exposições, área de recreação infantil e até duas videotecas ao ar livre em cabines cobertas, onde os visitantes podem assistir a filmes em grandes telas sensíveis ao toque.

O ponto central dessa experiência dedicada ao cinema é uma sala com capacidade para 127 pessoas e teto retrátil, equipada com a tela LED Leyard Luminate Ultra 1.5. Essa tela foi escolhida por sua alta resistência a condições climáticas, classificação IP66, dupla fonte de alimentação e amplo ângulo de visão, características ideais para uso externo.

A tela de LED, com 6,5 metros de largura por 2,5 metros de altura, é compatível com resolução 4K e possui um design de estrutura integrada altamente resistente. Além disso, utiliza um novo sistema de catodo comum, que reduz o consumo de energia, gera menos calor e aumenta sua vida útil. Christian Dannevang, diretor de desenvolvimento de negócios da AVC e responsável pela instalação, explica mais sobre o projeto: “No verão, o espaço é fantástico. Há uma cafeteria na cobertura onde é possível comprar comida e bebida. Fizemos toda a instalação, incluindo tela, áudio, iluminação, tudo. É projetado como uma sala de cinema tradicional, mas com alto-falantes externos e design de som que minimiza o impacto no entorno.”

“A sala também possui controles automáticos que se ajustam ao ambiente. Quando o sol está brilhando, o brilho da tela é ajustado para garantir uma experiência visual semelhante à de um cinema interno. O pessoal da sala só precisa apertar ‘play’, e os sensores cuidam do resto. Essa solução tem funcionado muito bem e minimizado as interrupções”, acrescenta Dannevang, ressaltando que “a Leyard ofereceu suporte no local e remotamente, auxiliando na calibração e na instalação.”

Kenneth Just, diretor do DFI, está satisfeito com o resultado do projeto: “Estamos explorando a possibilidade de exibir filmes em um alto nível técnico com uma tecnologia de tela diferente da que usamos em nossas salas de cinema tradicionais. A tela de LED nos permite projetar filmes ao ar livre, até mesmo em plena luz do dia. Nossos visitantes demonstram grande entusiasmo nas sessões ao ar livre, sob o céu aberto, com vista para os telhados da cidade.”

Site relacionado: https://www.leyardeurope.eu/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados