Home Reportagens DHD apresenta novidades em produção de áudio para a Hamburg Open 2026

DHD apresenta novidades em produção de áudio para a Hamburg Open 2026

Empresa alemã DHD Audio leva soluções compactas, IA para voz e novos recursos de firmware ao evento em janeiro

Por Ricardo Batalha

A DHD Audio exibirá os lançamentos mais recentes de sua linha de soluções digitais de produção de áudio no estande 321, no Hall B6, durante a Hamburg Open 2026. O evento acontece no Hamburg Messe & Congress Centre, de 14 a 15 de janeiro.

“Hamburg Open atrai criadores de mídia dos setores de broadcast, cinema e streaming, além de integradores e prestadores de serviços”, afirma Christoph Gottert, gerente de vendas internacionais da DHD. “Nossa apresentação incluirá o sistema portátil de produção RM1 Pro, recursos de redução de ruído baseados em IA, o console altamente configurável RX2, além dos modelos compactos SX2, DX2 e o ultracompacto TX2.”

Lançado oficialmente na IBC 2025, em Amsterdã, e agora em produção plena, o RM1 Pro reúne um sistema completo de produção de áudio com qualidade de estúdio em uma unidade de mesa de apenas 1 kg. Baseado no modelo RM1, ele traz ferramentas ampliadas para contribuições remotas ou presenciais, produção de notícias ao vivo, web rádios e podcasts. Entre os recursos estão interface AD/DA, pré-amplificadores, phantom power de 48 V, Bluetooth, Dante 4×4, mixagem, equalização e dinâmicas.

Assim como o RM1, o RM1 Pro conta com o modo AutoMix, que equilibra automaticamente canais de entrada e ajusta níveis de fundo. A versão Pro oferece integração aprofundada com infraestruturas DHD do centro de produção, troca de comandos lógicos para talkback e sinalização, configurações via DHD Toolbox e criação de interface personalizada, incluindo medição de loudness. O equipamento opera como um dispositivo Series 52 e pode receber licenças extras, como o controle remoto de faders.

O novo recurso de aprimoramento de voz baseado em IA, integrado ao processador IP DHD XD3, melhora a qualidade de conteúdos gravados ou ao vivo, como comentários esportivos e reportagens em ambientes ruidosos. “Usaremos o console DX2 como interface de controle para a demonstração na Hamburg Open 2026”, explica Gottert. Desenvolvida com a ai|acoustics, a tecnologia permite tornar transmissível áudio com ruído intenso, mas de alto valor editorial.

Firmware 10.4: mais conectividade e controle
Os mixers RX2, SX2 e TX2 serão apresentados com o Firmware 10.4, que traz novidades como:

  • Flex Channels, permitindo acesso a até 2.000 fontes de sinal.
    • Channel Categories, para filtragem por tipo de conteúdo.
    • Mic Preamp Control, agora ajustável a qualquer momento, sem atribuição a um fader.
    • DHD Control API, com plug-in para Streamdeck disponível sob licença MIT.
    • Bibliotecas em TypeScript e Go para facilitar integração com softwares de terceiros.
    • Nova API de controle para interfaces AES67, com formato semelhante ao da API para os cores DHD.

Routing Web App
A nova aplicação web de roteamento facilita a visualização e gestão de entradas e saídas. Prevista para lançamento junto ao firmware 10.4 no início de 2026, ampliará para seis o conjunto de Web Apps da DHD, que já inclui Assist, Labels, Snapshot, System e Views — todas ativadas por licença.

A DHD audio GmbH desenvolve e fabrica equipamentos profissionais de estúdios de áudio para redações de broadcast, estúdios operados por DJs, unidades móveis, vans SNG, estações de ingest e ilhas de edição. Também produz matrizes de roteamento e talkback, interfaces de áudio sobre IP e softwares de suporte. Projetados e fabricados na Alemanha, os produtos da marca são utilizados por emissoras em todo o mundo.

Site relacionado:  https://www.dhd-audio.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados