A DHD Audio lançará uma inovação significativa em sua linha de equipamentos e sistemas digitais para estúdios de áudio durante a Hamburg Open 2025, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de janeiro no Hamburg Messe & Congress Centre, na Alemanha. O destaque no estande da DHD (207), localizado no Hall B6, será uma nova colaboração com a ai|coustics, apresentando uma tecnologia avançada de aprimoramento de voz por meio de reconstrução de áudio.
“Integrar diretamente a tecnologia da ai|coustics ao nosso núcleo XD3 IP oferece a transmissões ao vivo e editores de pós-produção ferramentas poderosas para corrigir defeitos que, até então, eram extremamente difíceis de resolver”, comentou Christoph Gottert, gerente de vendas internacionais da DHD. “As possíveis aplicações incluem melhorar a audibilidade de um comentarista esportivo em um estádio barulhento ou de um meteorologista reportando de dentro de uma tempestade. O processo preserva as características vocais originais ao usar a própria voz do locutor para substituir elementos ausentes ou degradados, seja uma fração de segundo, uma sílaba, uma palavra ou até uma sequência inteira. Trata-se de uma aplicação excepcional de tecnologia de aprendizado de máquina combinada a algoritmos muito avançados.”
“Estamos orgulhosos de ter sido selecionados como parceiros tecnológicos pela DHD Audio, líder no fornecimento de sistemas de produção de áudio de qualidade para transmissão e softwares relacionados”, afirmou Fabian Seipel, cofundador da ai|coustics. “Nossa tecnologia baseada em inteligência artificial não replica a voz de alguém, mas repara o sinal de áudio e recupera frequências ausentes, evitando preocupações éticas relacionadas a clones de voz e preservando a identidade e o timbre do locutor.”
Os núcleos são o coração de cada sistema DHD, processando todo o áudio e conectando superfícies de controle. Eles também realizam o roteamento de entrada e saída e a interface com dispositivos externos. Fluxos de áudio IP e controle remoto de dispositivos conectados por IP podem ser integrados de maneira eficiente. Além disso, os sistemas suportam fluxos de trabalho automatizados e virtualização de produtos.
O núcleo XD3 IP, com tamanho 1U, oferece diversas opções de conectividade, como Audinate Dante, AES67/RAVENNA, AES3/EBU, Gigabit Audio, APC, MADI e analógico.
A linha XD3 inclui três módulos disponíveis: um controlador com núcleo IP, uma extensão de roteador 12K e uma extensão DSP que oferece capacidades adicionais de processamento de áudio. Esses módulos podem operar de forma independente ou em modo redundante, configurados como pares principais e de espera totalmente sincronizados, com comutação automática e contínua entre os dispositivos.
Site relacionado: https://dhd.audio/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube