O ano de 2024 tem sido notável para o esporte, com eventos como os Jogos Olímpicos e a Eurocopa. Nesses eventos de grande visibilidade, a DirectOut assegurou que o som Dolby Atmos 7.1 fosse transmitido de forma consistente, acompanhando imagens em 4K.
Esses conteúdos digitais são transmitidos por diversos canais, incluindo televisões, aplicativos para smartphones e dispositivos de streaming. A quantidade de dados gerada exige alta capacidade das redes de transmissão, o que motivou o desenvolvimento do protocolo SMPTE ST2110. Esse protocolo divide os dados em três fluxos – áudio, vídeo e metadados –, enviando apenas os fluxos ativos e minimizando a necessidade de hardware para decodificação.
Nicolas Sturmel, tecnólogo sênior de redes na DirectOut, explica que “o Prodigy.MX está no centro dessas redes, pois consegue traduzir diversos protocolos de forma eficiente. Com o design modular da série Prodigy, é possível adicionar ou remover placas conforme necessário, o que facilita o uso”. A placa de rede Ravenna, por exemplo, possui uma especificação NMOS que garante o controle de dispositivos por qualquer software compatível.
Apresentado na IBC 2024, um novo modo NMOS permite ainda mais flexibilidade, facilitando o uso eficiente do equipamento sem sobrecarregar os engenheiros de áudio. Até pouco tempo, a norma era utilizar protocolos proprietários como o Dante, que, embora simples, oferecem versatilidade limitada. Grandes eventos, como os Jogos Olímpicos, requerem sistemas de rede mais complexos, o que demanda mais conhecimento técnico dos profissionais.
Para eventos esportivos de grande escala, como os Jogos Olímpicos, que são transmitidos globalmente e adaptados localmente, a equipe de áudio pode utilizar o software globcon para criar submixagens locais dentro do Prodigy. A função AutoMix do Prodigy.MP permite aos engenheiros monitorar e mixar as fontes de áudio sem uma mesa de mixagem adicional.
Em Paris, a equipe da France TV conseguiu misturar todos os fluxos de áudio, incluindo o conteúdo em 4K com Dolby Atmos, alternando a monitoração entre os fluxos diretamente via globcon. Segundo Sturmel, “com uma infraestrutura estável, a transmissão pode operar por semanas sem interrupções, permitindo que engenheiros se concentrem na criação de conteúdo de qualidade sem se preocupar com a performance dos equipamentos”.
Ao produzir um hardware confiável, que interage com todos os dispositivos da rede e simplifica a interface, a DirectOut garante que as emissoras que transmitem esportivas possam entregar conteúdos inovadores e empolgantes para milhões de torcedores ao redor do mundo.
Site relacionado: https://www.directout.eu/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube