A emissora especializada em esportes Dyn Media consolidou um fluxo de trabalho de produção remota desenvolvido pela NEP Germany, integrado pela Broadcast Solutions e baseado na DirectOut. Com o projeto para a NEP Germany e Dyn, a DirectOut adentrou um território e uma escala totalmente novos, obtendo muitas novas perspectivas e conhecimentos técnicos em relação aos fluxos de trabalho, software e desenvolvimento adicional de suas soluções, um desafio especialmente difícil dado o curto prazo de realização de oito meses.
Concretamente, o fluxo de trabalho de áudio de toda a infraestrutura foi baseado em uma solução de sistema integral da DirectOut Technologies composta por um Prodigy.MX, 20 Prodigy.MP e 12 Prodigy.MC, assim como unidades Andiamo e Exbox.MD adaptadas para habilitar novas funções e interfaces.
As Prodigy da DirectOut implementam a filosofia ASM com componentes de hardware modulares, DSP poderosos e controle personalizável. O ASM da DirectOut compreende cinco camadas: hardware modular, funções de dispositivo adaptadas a aplicativos específicos (Skins), protocolos de controle, software, GUI e IA, e ADD-Ons consistentes em melhorias de hardware e software de outros fabricantes. Como resultado, a Dyn Media é capaz de contar com um alto grau de compatibilidade e interconectividade no desenvolvimento de fluxos de trabalho de áudio em toda a cadeia de produção.
Michael Lindermeir, responsável de áudio da NEP Germany, dá mais detalhes sobre este fluxo de trabalho: “Em nosso plano conceitual, a decisão de usar a série Prodigy se deu pelo fato de que ela atendia aos nossos requisitos: integrar várias mesas de mixagem descentralizadas com funções DSP de livre configuração dentro de uma rede de áudio ST 2110; configurar e controlar todos os dispositivos de áudio existentes de várias estações de trabalho por meio de um software comum. O fato de vários dos protocolos de controle disponíveis atualmente estarem integrados nos dispositivos PRODIGY também contribuiu para alcançar todos os nossos objetivos de fluxo de trabalho. Simultaneamente, pudemos desenvolver e programar independentemente o avanço autônomo do controle entre fabricantes de todos os dispositivos da instalação”.
A interconexão entre a NEP e a Dyn Media
A sede da NEP em Munique, onde se encontram a sala central de equipamentos, duas salas de controle e o Centro de Operações de Rede (NOC), dialoga com as instalações da Dyn em Colônia, com quatro salas de controle e postos para comentaristas. A integração das sedes é alcançada por meio de uma conexão MPLS de Riedel para Munique e Colônia. Dessa forma, a Dyn tem acesso a todos os recursos de Munique e pode controlá-los remotamente.
Em cada uma das seis sedes, estão em funcionamento dois Prodigy.MP e dois Prodigy.MC; adicionalmente, em Munique, há sete Prodigy.MP e um Prodigy.MX, enquanto em Colônia é utilizado um PRODIGY.MP. Esses dispositivos atuam como pontos de cruzamento de áudio para os fluxos e como gateways entre as redes, realizando o fluxo de trabalho de áudio completo, incluindo E/S, processamento e mixagem de áudio. Dessa forma, são capazes de gerenciar os sinais de áudio de e para as sedes, os sinais de intercomunicação e o áudio dos comentaristas.
Solução baseada em SMPTE ST 2110
Toda a infraestrutura Dyn da NEP Germany é baseada em SMPTE ST 2110 e depende em grande medida da automação dos fluxos de trabalho de produção. A função AutoMix dos Prodigy permite aos engenheiros chamar vários automixes dependendo do esporte, simplificando assim seu dia a dia. Por outro lado, o software de controle globcon permite configurar facilmente as unidades Prodigy, enquanto as equipes de produção trabalham com os controladores de hardware HControl.16 desenvolvidos explicitamente para este projeto.
Adicionalmente, a comutação dos Prodigy também é possível por meio de unidades Stream Deck nas estações de trabalho. O supervisor de áudio pode monitorar vários jogos de uma única estação de trabalho, com uma integração que permite que os sinais de áudio PGM terminados sigam os sinais de vídeo PGM.
Dado que toda a instalação é baseada em ST 2110, os sinais de áudio das sedes são convertidos em fluxos ST 2110-30 / AES 67 por meio de placas Ravenna nos Prodigy.MP no local. Os módulos Ravenna de todos os Prodigy possuem buffer suficiente para compensar as flutuações da WAN e transportar 30 sinais de áudio no total entre a sede e Munique. O modo espelho com um segundo Prodigy também garante a necessária redundância para este tipo de ambiente, uma ferramenta que se complementa com o Input Manager do Prodigy.MX, que muda automaticamente para um sinal de reserva ao receber um fluxo sem conteúdo de áudio.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube