Home Artigos Diretor de tecnologia da ioGates ApS fala sobre soluções de transferência de arquivos de mídia

Diretor de tecnologia da ioGates ApS fala sobre soluções de transferência de arquivos de mídia

Por Ricardo Batalha

Por Tobias Pyndt Steinmann *

O desafio hoje não é como você pode enviar mídia, mas como pode transferi-la com segurança. Quase todas as soluções de transferência de arquivos que existem é capaz de transportar cargas de dados do ponto A ao ponto B. A verdadeira questão é: quão seguro é o meio de transferência que você está carregando seus arquivos?

Existem todos os tipos de riscos, desde problemas manuais (com os dedos) – enviá-los para a pessoa errada – até hacking corporativo. Se o seu meio de transferência de arquivos não está protegendo você dos perigos que estão por aí, não importa quão bom seja o transporte, se a carga eletrônica nunca chegar ao destino certo.

A maioria de nós trabalha remotamente e precisa compartilhar projetos, arquivos e dados constantemente. Não temos mais as proteções que temos dentro dos limites de nossas instalações no local e temos o desafio adicional de trabalhar à distância. Para muitos, isso significa que camadas adicionais estão entre nós e nosso conteúdo, ou o contrário, sem nenhuma camada e nossos valiosos arquivos enviados abertamente. Portanto, agora, mais do que nunca, precisamos daquele grande meio de transferência de arquivos e, com ele, o mais alto nível de segurança.

A verdadeira questão é: quão seguro é o meio de transferência que você está carregando seus arquivos?


Segurança e eficiência

Compartilhar arquivos é muito mais do que mover um blob de dados de um lugar para outro, e existem inúmeros serviços de compartilhamento de arquivos, incluindo FTP, DropBox, Vimeo, OneDrive e Wetransfer. Qualquer serviço irá levar seus dados de A para B, mas se você precisar de velocidade, transferência ultra-ultrassegura e um serviço otimizado para mídia de produção, precisará escolher o provedor certo.

A indústria de filmes e TV têm um conjunto específico de demandas que, inevitavelmente, estipulam uma maneira simples, mas flexível e ultrasseguro de compartilhar arquivos. Mas é mais do que a capacidade de compartilhar. É também sobre a experiência. Para que um serviço de compartilhamento de arquivos seja eficaz, ele deve ser eficiente, não apenas em termos de velocidade de transferência, mas em como os usuários se relacionam com ele. Se houver barreiras para realizar até mesmo a tarefa mais simples, os usuários não se envolverão com o software. Assim, procurarão alternativas.

Uma dessas barreiras é ter que configurar contas com serviços de compartilhamento de arquivos. Há uma relutância compreensível em manter um grande número de contas com diferentes provedores. Assim, a ioGates criou uma maneira de construir fluxos de trabalho sem atrito que movem a mídia de maneira eficiente, segura e tudo por meio do método fácil de entender de links compartilhados ultrasseguros.

Enquanto isso, no backend, os usuários também precisam de um sistema que possa ser fácil de usar, mas ainda flexível. Ele precisa gerenciar o que o destinatário dos links compartilhados poderá ver e o que eles podem baixar – ou até mesmo fazer upload por meio dos links. Essas opções podem ser alteradas dinamicamente sem a necessidade de enviar links atualizados.

Frequentemente, descobrimos que os meios de comunicação enfrentam o desafio de seus funcionários terem muitas maneiras de compartilhar arquivos, com pouco controle e segurança inadequada. Essas empresas desejam unificar a metodologia de compartilhamento em todos os seus departamentos. Eles querem ter os benefícios gigantescos de um serviço que não está vinculado a um local e que funcione tão bem em casa quanto no escritório.

A indústria de filmes e TV têm um conjunto específico de demandas que, inevitavelmente, estipulam uma maneira simples, mas flexível e ultrasseguro de compartilhar arquivos.

Com a solução da ioGates ApS, você pode enviar seus arquivos para nosso serviço de nuvem e, em seguida, gerenciar o compartilhamento de um navegador que é totalmente ultrasseguro.

A maioria das empresas de mídia e emissoras de TV possui um MAM que gerencia todas as suas mídias. Porém, para maximizar a segurança, esses MAMs não têm meios simples para compartilhar arquivos fora de seu ecossistema. O que eles precisam é de um gateway ultrasseguro com seus sistemas existentes, permitindo que subam e enviem arquivos de maneira simples e confiável.

Eles devem procurar soluções cuja confiança na segurança seja de quatro camadas profundas:

● Autenticação de dois fatores – o destinatário recebe um código via celular, que deve ser inserido para visualizar o link. Isso é usado pela maioria de nossos clientes e agora é uma maneira padrão e descomplicada de trabalhar

● Marca d’água personalizada – O e-mail do destinatário é gravado na visualização do vídeo proxy. Isso não é apenas uma sobreposição: ela permanecerá com o vídeo mesmo se for baixado.

Gerenciamento de direitos digitais – os arquivos compartilhados têm criptografia DRM até o monitor. Esse tipo de proteção costuma ser esquecido, mas sem ela há um risco de segurança significativo. Os arquivos recebidos por meio de outros serviços de transferência principais são protegidos apenas por senha para o login. Assim que estiver logado, não é necessário muito conhecimento de html para baixar o arquivo proxy. Se, por outro lado, você tem proteção DRM, isso não é possível; portanto, o DRM é talvez o recurso de segurança mais esquecido, mas crítico.

● Logon único – Active Directory (Azure / ADFS / SAML2 / LDAP)
As empresas devem ser capazes de gerenciar todo o acesso à sua plataforma de compartilhamento com o Active Directory e criar novas contas, projetos e atribuir usuários.

Tobias Pyndt Steinmann
Após se formar na Universidade Técnica da Dinamarca, Steinmann ganhou experiência significativa no desenvolvimento e execução de serviços da web, usando tecnologias emergentes no espaço de vídeo e áudio. Como Diretor Técnico da ioGates, é responsável por gerenciar o desenvolvimento do serviço da web da ioGates, trabalhando com equipes de desenvolvimento e TI distribuídas, designers de UX e clientes para produzir produtos de alta qualidade extremamente utilizáveis. Sua experiência em segurança para ambientes de mídia colaborativa tornou a ioGates uma das soluções de compartilhamento colaborativo mais seguras do mundo na indústria.

Antes de trabalhar na ioGates, Steinmann trabalhou com tecnologia de visão na Videometer AS, com ferramentas de software internas no Digital Film Lab e como assistência técnica para eventos ao vivo e de exibição no CPHDOX e no Festival de Cinema de Copenhagen. Músico, Tobias tocar saxofone nas bandas Zirkus e Von Dü, seja no estúdio ou no palco.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados