Home Reportagens Diretor e cinegrafista Bobby Hewitt grava clipe de Alien Ant Farm com produtos Blackmagic Design

Diretor e cinegrafista Bobby Hewitt grava clipe de Alien Ant Farm com produtos Blackmagic Design

Diretor Bobby Hewitt escolheu a Pocket Cinema Camera 6K Pro para o projeto, tanto pelo formato quanto pela qualidade de imagem

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que o diretor e cinegrafista Bobby Hewitt gravou o clipe musical de “Storms Over”, o mais recente single da banda Alien Ant Farm, usando a câmera digital cinematográfica Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro e finalizou utilizando o software de edição, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio.

Ex-membro da banda Orgy, Hewitt conhece Alien Ant Farm desde seus tempos de músico, quando as duas bandas fizeram uma turnê juntas. “Isso foi há muito tempo”, refletiu Hewitt. Depois de fazer uma transição de carreira para diretor e cinegrafista, Hewitt agora é conhecido por seus trabalhos de produção cinematográfica em diversos projetos comerciais e clipes musicais, mas a amizade com a Alien Ant Farm continua.

“Recentemente, eles me procuraram e perguntaram se eu estava interessado em gravar um clipe para eles, e é claro que eu topei”, continuou Hewitt. “Os membros da Ant Farm são incríveis, e eu estava ansioso para colaborar com eles e criar algo bacana.”

Como na maioria dos vídeos musicais, o orçamento é sempre uma limitação, por isso o desafio de Hewitt foi criar um visual atraente e visualmente elegante com poucas ferramentas. “Acabei produzindo, dirigindo, filmando e editando o clipe”, disse Hewitt.

O restante da equipe era composta pelo eletricista-chefe Mike Pedersen, assistente de câmera e projecionista das telas de vídeo propostas em uma parte do vídeo. “Tínhamos também um assistente de direção/assistente de produção que estava em meio aos fãs e ajudava durante toda a produção. Felizmente, conseguimos todas as locações de graça, mas ter uma equipe tão pequena foi um desafio”, acrescentou Hewitt.

Hewitt escolheu a Pocket Cinema Camera 6K Pro para o projeto, tanto pelo formato quanto pela qualidade de imagem. “Acho que não teríamos conseguido fazer isso com câmeras maiores”, disse Hewitt. “Não só por ser economicamente acessível, mas a flexibilidade de uma câmera tão compacta e com uma qualidade de imagem cinematográfica tornou a Pocket 6K a solução perfeita.”

Hewitt também usou o Blackmagic RAW por causa das diversas condições durante as filmagens. “Ele foi fundamental para a filmagem. Tínhamos muito contraste na iluminação, desde relâmpagos até silhuetas escuras. Precisávamos da faixa dinâmica e de proteger os realces, e o Blackmagic RAW se sai muito bem nessas duas coisas”, destacou.

O estilo do vídeo é uma combinação de filmagens em locações e um grande depósito para um segmento de performance. “Eu quis captar a real energia da performance ao vivo da Alien Ant Farm”, disse Hewitt. “Eles são incríveis ao vivo, e essa intensidade precisava transparecer. No depósito, para complementar as letras emotivas e profundas, optei por projeções de trovoadas no segundo plano para acrescentar um toque dramático. A iluminação foi fundamental para definir o clima, então escolhi uma configuração com pouca luz para dar um ar melancólico. Usei um gel azul-pavão para a luz do teto, combinado com nossa luz principal e relâmpagos para um efeito dinâmico.”

Apesar do orçamento, encontrar as locações certas era fundamental. “Era fora de cogitação deixar tudo com um ar simples”, acrescentou Hewitt. “Cada cena tinha que aprimorar a história. Para a última cena do deserto, saí de Los Angeles de manhã cedo para o deserto em busca de uma locação. Assim que encontrei, avisei o restante da equipe, que imediatamente foi de Riverside para lá. Daí, nos encontramos na locação e terminamos o vídeo!”

Muitas vezes, Hewitt edita o seu próprio conteúdo, utilizando seus amplos conhecimentos do que ele filmou para obter o ritmo e clima certos. “A minha estratégia para editar clipes musicais é a seguinte: começo sincronizando todas as tomadas da performance, depois acesso cada camada e as corto para encontrar os melhores momentos e destaques. Em seguida, adiciono a próxima configuração, que, no caso, foi a cena da varanda. Sabendo que o clímax do vídeo aconteceria no deserto, trabalhei nesse segmento separadamente, já que o filmamos uma semana depois”, explicou.

Hewitt continuou: “Fiz toda a edição do projeto no DaVinci Resolve Studio. Uma das coisas que adoro nele é a facilidade de uso. Já faz sete anos que eu uso o Resolve, e ele é simplesmente incrível.”

Com a edição concluída, Hewitt compartilhou o projeto com Jorge Roman, colorista da Crayon Films na Colômbia. “O Jorge dá vida a tudo no Resolve”, disse Hewitt.

Para Hewitt, criar um clipe musical para Alien Ant Farm foi mais do que um trabalho. “Acho que reencontrar o pessoal da banda foi ótimo por si só”, concluiu Hewitt. “Todos fizeram a sua parte para que o vídeo acontecesse. Lembro que enquanto eu estava gravando os singles da performance, os outros membros da banda estavam assistindo no monitor animados e felizes em ver como tudo estava ficando. E quando por fim terminei a edição, eles ficaram impressionados com todo o processo.”

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados