Com mais de 20 anos de experiência em produções ao vivo, a tecnologia da Disguise esteve presente em shows icônicos como Coachella e Eurovision. Para a residência de Adele em Munique (ALE), no entanto, a equipe fez algo inédito: energizar visuais em uma tela de LED externa contínua e temporária, a maior do mundo.
Adele em Munique ocorreu em um estádio personalizado com capacidade para 80 mil pessoas, ao longo de 10 noites. Este evento grandioso exigiu uma produção de palco igualmente épica. Após apoiar os shows de Adele anteriormente, a Disguise superou seus esforços anteriores, criando, sincronizando e exibindo visuais em uma parede de LED de 4.159,7 metros quadrados, montada para parecer uma fita de filme.
“Esta residência em Munique é algo sem precedentes. Não havia modelo, comparação, apenas possibilidades. O que torna este show inovador não é apenas a escala da tela de LED recordista, mas o pensamento criativo que o tornou possível. Esta produção redefine como o entretenimento ao vivo pode ser experienciado. Trabalhando ao lado da equipe visionária de Adele e de outros fornecedores de alto nível, conseguimos ultrapassar os limites do que se pensava ser possível. É esse espírito de colaboração e inovação que tornou possível alcançar o Guinness World Records para a ‘Maior Tela de LED ao Ar Livre’. Quero parabenizar todos os envolvidos e a equipe inteira que tornou essa conquista uma realidade”, comentou Ian “Woody” Woodall, Diretor de Turnês Globais e Projetos Especiais da Solotech.
Execução técnica e criativa
Para garantir que todos os visuais de alta resolução, desde close-ups de Adele até fogos ardentes, fossem exibidos de maneira perfeita, a integradora de sistemas Solotech trabalhou em conjunto com o programador Richard Turner e a equipe de design de palco da Stufish. Juntos, utilizaram 8 servidores Disguise GX3 para alimentar a parede com total redundância 1:1, garantindo que todo o conteúdo estivesse perfeitamente sincronizado entre as máquinas.
Foram utilizados 18 cartões SDI VFC, permitindo que os servidores enviassem o sinal SDI nativamente para os processadores de LED, eliminando a necessidade de conversão posterior. O show foi sequenciado por código de tempo, com o software Designer da Disguise compondo visuais renderizados, efeitos notch e entradas de captura para oferecer máxima flexibilidade à equipe do Treatment Studio.
“Com dezenas de milhares assistindo, a perfeição é nossa meta todas as noites”, afirmou Lizzie Pocock, produtora do Treatment Studio. “Quando se trabalha com telas desse tamanho, não há como esconder imperfeições. A Disguise nos dá a confiança para entregar uma reprodução de vídeo impecável de forma consistente. Sua confiabilidade e flexibilidade, combinadas com a capacidade de iterar rapidamente no local, são inestimáveis. Isso nos permite focar nossa energia na criatividade, sabendo que estamos em uma base técnica sólida.”
A residência de Adele em Munique atraiu mais de 730 mil fãs de todo o mundo, o que representa a maior audiência para uma residência de concertos fora de Las Vegas. “Estamos orgulhosos de ter desempenhado um papel essencial em tornar esses concertos uma experiência imersiva, pessoal e inesquecível para os fãs de Adele”, concluiu Emily Malone, Chefe de Eventos Ao Vivo da Disguise.
Site relacionado: https://www.disguise.one
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube