Home Reportagens DIVA-DAG redefine a produção em CG com o Reality Engine da Zero Density

DIVA-DAG redefine a produção em CG com o Reality Engine da Zero Density

A visão da DIVA-DAG de criar seu próprio conteúdo levou à ideia e à decisão de construir seu próprio estúdio em 2021

Por Ricardo Batalha

DIVA-DAG (Digital Art Studio Roppongi), uma empresa de produção em CG localizada no coração de Tóquio, está utilizando o Reality Engine, a plataforma de composição em tempo real desenvolvida pela Zero Density, para aumentar exponencialmente a criatividade em seu estúdio. A empresa possui cerca de 20 anos de experiência na indústria japonesa de produção em CG e é especializada na criação de personagens e animações de fundo para a indústria de videogames, bem como em CG/VFX para produções cinematográficas. A visão da empresa de criar seu próprio conteúdo levou à ideia e à decisão de construir seu próprio estúdio em 2021.

O estúdio possui dois espaços separados, um para captura de movimento e outro para produção virtual com um estúdio de tela verde. Enquanto procuravam a tecnologia adequada, a equipe descobriu o Reality Engine, a plataforma de composição em tempo real mais avançada. A equipe da DAG ficou impressionada com sua personalização, integração com rastreamento de câmera e capacidades de chroma key. Eles escolheram o ecossistema do Reality porque ele possuía todas as ferramentas que lhes permitiriam criar mundos especiais. A Reinphase, parceira regional da Zero Density, realizou a instalação e o treinamento do estúdio.

“O maior atrativo do Reality Engine é poder visualizar a imagem final em tempo real. E é possível gravar vídeos para diferentes materiais de produção, mesmo com uma configuração relativamente simples”, afirma Horita Hiroki, diretor da Seção DAG. “As cores do chão e das paredes do nosso estúdio são ligeiramente diferentes, mas isso não é um problema para o Reality Keyer. A variação de cor pode ser compensada facilmente. Configurações complexas nunca foram necessárias”.

Processo de trabalho
A DIVA Studios segue um processo racionalizado ao trabalhar com clientes. Primeiro, eles consultam o cliente e criam um esboço de design, que é aprovado pelo cliente. Enquanto isso, o cliente escolhe um set virtual do Unreal Engine Marketplace, que a DIVA personaliza usando o Reality e realiza uma filmagem de teste.

Todo esse processo, desde a consulta inicial até a filmagem, geralmente dura apenas uma semana, o que reduz significativamente o tempo necessário em comparação com o uso de motores de jogo alternativos, que eram usados anteriormente.

Nihommatsu Katsumi, diretor de operações da DAG, destaca que “o que me surpreendeu na primeira demonstração foi que a configuração do estúdio era muito básica. Apenas um fundo verde em uma seção do escritório. Além disso, a equipe de iluminação era mínima, mas o verde era totalmente reproduzido, inclusive em seções detalhadas como o cabelo. A montagem não parecia complexa de forma alguma, mas o verde estava totalmente renderizado. Isso significa que o potencial seria ainda maior com um estúdio de alta tecnologia”.

A DIVA Studios tem produzido principalmente videoclipes musicais e sequências oníricas para programas de televisão. Os artistas cantavam ou dançavam no espaço de fundo verde, e a equipe criava e adicionava gráficos de fundo ou personalizava recursos disponíveis no Unreal Engine Marketplace. A equipe também filmou sequências combinando um fundo virtual com elementos de um ambiente real.

Sites relacionados:
https://www.zerodensity.tv/
https://www.dag-inc.co.jp/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados