A DJI apresenta a plataforma de câmera cinematográfica profissional Ronin 4D em sua nova versão Flex, que permite aos operadores separar a câmera estabilizadora Zenmuse X9 do corpo principal. O anúncio é complementado pela chegada da lente DL PZ 17-28mm T3.0, o primeiro equipamento de zoom de nível de cinema da DJI.
A nova solução Ronin 4D Flex oferece aos cineastas um sistema de movimento de câmera “mais flexível e eficiente”. A principal novidade deste modelo é que os operadores autônomos agora poderão separar a câmera estabilizadora X9 do corpo principal, o que reduz o peso a ser segurado manualmente para apenas 1,8 kg, permitindo gravações “longas” com mais facilidade em situações com movimento, como eventos e documentários. O 4D Flex também torna a câmera X9 Gimbal compatível com uma variedade de montagens de câmera e permite que equipes profissionais gravem vídeos que antes eram extremamente difíceis ou até mesmo impossíveis, “como planos gerais com qualidade de cinema ou planos internos com movimentos dinâmicos”.
O Ronin 4D Flex se conecta ao corpo principal por meio de um cabo coaxial ultrafino, permitindo transmissão sem perdas de até 8K. Isso permite que sinais de alta velocidade do sensor da câmera alcancem o corpo principal instantaneamente e também permite que os sinais de controle e monitoramento sejam transmitidos em tempo real. Esta robusta conexão de cabo dá ao 4D Flex flexibilidade “sem precedentes” das posições da câmera, não importa quão limitado seja o espaço. Ele também permite que você use a Zenmuse X9 Gimbal Camera como uma cabeça remota muito pequena e com qualidade cinematográfica.
O Ronin 4D Flex é compatível com o crescente ecossistema Ronin de soluções cinematográficas profissionais. A compatibilidade nativa com o monitor principal e as alças do Ronin 4D oferece aos cineastas uma gama completa de soluções, incluindo imagens cinematográficas, estabilização de 3 eixos, foco LiDAR e monitoramento e controle profissionais.
Pode ser rapidamente trocado no set entre Flex e setup integrado, não sendo necessária nenhuma ferramenta para essa transição, oferecendo maior versatilidade. Para fotos, a liberação rápida de eixo panorâmico padrão, com acessórios, aumenta a capacidade de carga útil do gimbal e o torna compatível com telefoto, zoom cinematográfico e lentes anamórficas, dando aos usuários maior liberdade de escolha.
DL PZ 17-28 mm T3.0
A DL PZ 17-28 mm T3.0 serve para marcar uma nova etapa no catálogo DJI. Esta lente de zoom cinematográfica é carregada com recursos interessantes, como controle de foco traseiro preciso ou calibração do sistema nativo, permitindo foco automático mais preciso, foco manual e foco manual automatizado (AMF). Montada no Zenmuse X9, a lente oferece resolução ultra alta de ponta a ponta e abrange distâncias focais ultra largas a grande angulares, com uma distância focal mínima de 0,19 mm.
Feita de uma liga de alumínio e magnésio, a DL PZ 17-28mm T3.0 pesa aproximadamente 520g, tornando-o uma “combinação perfeita”, nas palavras da própria DJI, com câmeras X9 gimbal.
Paul Pan, gerente sênior de linha de produtos da DJI, avalia os dois últimos lançamentos da DJI: “O Ronin 4D reinventou o que uma única câmera cinematográfica pode alcançar ao atingir um novo padrão de versatilidade, qualidade cinematográfica e estabilidade de imagem em um único pacote. O 4D Flex e a lente DL PZ 17-28 mm mostram a capacidade de expansão dessa plataforma, permitindo que os cineastas capturem vídeos de maneiras totalmente novas. Com esses produtos, queremos expressar que, tanto quanto possível com o Ronin 4D, estamos apenas começando”.
A DJI também anunciou a disponibilização na sua loja de uma chave de licença de ativação para o codec Apple ProRes RAW, que “facilita ainda mais a integração de imagens Ronin 4D em produções cinematográficas”.
Site relacionado: https://www.dji.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube