Home Reportagens DJI desenvolve transmissor de vídeo com tecnologia SDR avançada

DJI desenvolve transmissor de vídeo com tecnologia SDR avançada

Projetado para equipes de filmagem pequenas e médias, novo DJI SDR Transmission proporciona maior estabilidade e forte resistência a interferências

Por Ricardo Batalha

O novo DJI SDR Transmission, com a tecnologia avançada de rádio definido por software (Software Defined Radio, SDR), oferece aos produtores de cinema e televisão uma solução confiável, flexível e eficiente para transmissão e monitoramento de vídeo no set de filmagem.

Projetada para equipes de filmagem pequenas e médias, esta solução proporciona maior estabilidade, forte resistência a interferências e robustas capacidades de penetração. Para situações que exigem monitoramento temporário, ela permite transmissões simultâneas por Wi-Fi, oferecendo aos cineastas a flexibilidade necessária no set de filmagem.

Paul Pan, gerente de linha de produto da DJI, afirma: “Desde o início, tivemos a intenção de que nossa linha DJI PRO fosse um ecossistema completo e confiável de drones, câmeras e ferramentas criativas, tanto para profissionais da indústria cinematográfica quanto para criadores de conteúdo que desejam contar histórias”.

“Escutando atentamente as avaliações dos usuários, continuamos ampliando nossa oferta de tecnologias criativas para câmeras, com especial atenção ao que eles precisam. Nossa nova DJI SDR Transmission oferece uma qualidade de imagem ao nível do cinema e da televisão, mas a um preço mais acessível para futuros cineastas”, acrescenta.

Alta qualidade e máxima estabilidade
Com a tecnologia SDR, o DJI SDR Transmission garante uma transmissão de vídeo estável mesmo em ambientes de gravação complexos. Os cineastas verão nos monitores sinais ao vivo em 1080p/60 fps com uma taxa de bits de até Mb/s e uma latência mínima de 35 milissegundos. Os vídeos podem ser transmitidos a uma distância de até 3 quilômetros. Combinadas com capacidades de penetração de alto nível, as transmissões de vídeo ao vivo permanecem estáveis mesmo em ambientes de gravação desafiadores. Quando há interferências em um canal, ele automaticamente muda para as bandas de frequências de 2.4 GHz, 5.8 GHz e DFS para encontrar o canal ideal.

O DJI SDR Transmission torna a colaboração mais eficiente para toda a equipe criativa no set de filmagem. Ele pode gerar três sinais SDR e dois sinais Wi-Fi simultaneamente. No modo Broadcast, pode se conectar a um número ilimitado de receptores, permitindo uma experiência de monitoramento de alta qualidade para múltiplos colaboradores. O receptor pode se conectar a monitores via SDI/HDMI e a smartphones e tablets via USB-C ou Wi-Fi. A opção de Wi-Fi permite uma experiência de monitoramento econômica em dois canais, sem necessidade de outro receptor.

Controle remoto da câmera
Ao usar com os estabilizadores da série DJI RS, o DJI SDR Transmission permite usar Force Mobile e as funções de joystick virtual e recentering do estabilizador. Combinado com uma câmera, permite o controle PTP, mostrando e ajustando a abertura, o obturador, o ISO e até ativando as funções de tirar fotos e gravar vídeos da câmera via aplicativo. Também permite o controle CEC de câmeras da Sony, para poder usar o modo de controle refletido.

O DJI SDR Transmission pode transmitir metadados, facilitando a colaboração durante toda a gravação. Quando conectado ao aplicativo DJI Ronin no modo Broadcast, os usuários podem facilmente alterar as taxas de câmera no aplicativo. As principais câmeras cinematográficas do mercado, como ARRI e RED, podem ser adaptadas por SDI para dar a diretores, técnicos de imagem digital e diretores de fotografia acesso em tempo real a informações detalhadas da gravação.

Por fim, o DJI SDR Transmission utiliza um carregador de protocolo PD padrão com entrada de energia por USB-C. Também pode ser alimentado diretamente pelos estabilizadores DJI RS 4 Pro, DJI RS 4 ou DJI RS 3 Pro quando instalado e usado em conjunto, eliminando a necessidade de uma bateria independente. Tanto o transmissor quanto o receptor são compatíveis com baterias NP-F, padrão na indústria.

Com um design leve, cada transmissor ou receptor pesa apenas 145 gramas. Além disso, a antena se dobra, facilitando o transporte e armazenamento.

Site relacionado: http://www.dji.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados