Home Reportagens Documentário ‘Eu Sou: Celine Dion’ colorizado pela Goldcrest Post com DaVinci Resolve Studio

Documentário ‘Eu Sou: Celine Dion’ colorizado pela Goldcrest Post com DaVinci Resolve Studio

A luta desafiadora da cantora canadense Céline Dion contra uma condição de saúde se torna um dos temas principais do documentário sobre sua trajetória

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que o documentário original da Amazon Prime “Eu Sou: Celine Dion” foi realizada pelo colorista Evan Anthony da Goldcrest Post com o software de edição, colorização, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio. O filme oferece uma visão dos bastidores da luta da cantora contra uma doença grave, paralelamente à sua brilhante carreira musical. Além de ser uma declaração de amor aos fãs de Celine Dion, o documentário inspirador também é uma prova de sua força.

Anthony deu início ao seu processo reunindo-se com a diretora Irene Taylor, indicada ao Oscar e colaboradora de longa data, e com o diretor de fotografia Nick Midwig para discutir o filme e suas emoções e intenções. “Evan coloriu diversos projetos que eu filmei e ele é incrível na criação de um visual cinematográfico e orgânico que mantém a autenticidade de um documentário íntimo no estilo verité”, observou Midwig. “O filme inteiro foi rodado com luz natural, pois era importante para mim retratar a Celine de uma maneira não fabricada, diferentemente do que se vê em documentários sobre celebridades, então tive que contar bastante com o Evan para ajudar a definir a estética visual. O que mais admiro no trabalho dele é que ele é verdadeiramente comprometido com os personagens e usa o tratamento de cores para ajudar a elevar a história.”

“Discutimos as dificuldades de Celine com a Síndrome da Pessoa Rígida e sobre o respeito que deveríamos ter sobre as exigências físicas que a condição impõe a ela”, disse Anthony. “Uma das primeiras cenas que usamos para ajudar a criar o look geral mostrava a Irene entrevistando Celine após sua fisioterapia, revelando um lado dela bastante puro e vulnerável. De muitas maneiras, isso definiu o tom para o resto do filme.”

“Para obter o visual geral do filme, usei uma DCTL (Linguagem de Transformação de Cores DaVinci) em combinação com um distorcedor de cores, discos HDR e DCTLs de emulação de filme, que também utilizei para criar uma LUT personalizada”, explicou Anthony. “Geralmente, costumo desenvolver entre três e seis opções de design de cores para começar, e neste filme, focamos em uma paleta de cores azul, verde e turquesa.”

Segundo Anthony, uma cena memorável mostra Dion levando o público para conhecer seu depósito. “Era importante manter o visual que queríamos para Celine e também mostrar a memorabilia em suas cores reais”, observou. “Utilizei bastante o distorcedor de cores do DaVinci Resolve para manter o tom de pele dela, ajustando minuciosamente o matiz para uma saturação específica diante dos vermelhos, dourados e prateados vibrantes e as lantejoulas dos vestidos criados por estilista lendários do mundo todo.”

Como em tantos outros documentários, o filme traz uma variedade de fontes de imagem, como vídeos em família antigos, clipes de performances quando Dion era muito jovem e segmentos de grandes shows. “Utilizar as ferramentas extensivas do DaVinci Resolve Studio, incluindo a detecção de bordas e a redução de ruído, foi crucial para limpar e elevar essas imagens”, disse Anthony.

“Eu gosto muito da história contada pela Irene e da maneira como ela a conta”, concluiu Anthony. “Este não é um documentário tradicional sobre celebridades, já que realmente mostra a Celine Dion em um estado bastante frágil e vulnerável. É um olhar muito pessoal sobre uma vida muito pública”.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados