A Blackmagic Design revelou que o novo drama australiano independente “Heart of the Man” foi filmado com as câmeras digitais cinematográficas Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro e Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K. O filme de estreia do roteirista, diretor, ator e produtor indígena David Cook explora noções de identidade, amor, luto e aceitação.
Inspirado nas experiências pessoais de Cook, “Heart of the Man” conta a história do promissor boxeador amador Chris Wundurra (Parker Little), dividido entre atender os desejos do pai e seguir seu coração. Filmada em Brisbane e Warwick, uma pequena cidade de Queensland, a trama já está conquistando o público com sua autenticidade e profundidade emocional.
Desde o início, Cook insistiu em usar câmeras Blackmagic Design, dado o orçamento limitado do filme e o curto cronograma de produção. Com várias cenas filmadas ao amanhecer ou ao pôr do sol, a equipe tinha que se mover junto com o Sol, muitas vezes captando planos de corrida e treinamento. A Pocket Cinema Camera 6K Pro permitiu à equipe reduzida se deslocar rapidamente, sem comprometer a qualidade da imagem, mesmo nas condições desafiadoras do estilo guerrilha das filmagens.
O diretor de fotografia Nathan Jermyn ficou impressionado com a leveza e a mobilidade das câmeras Blackmagic Design. “O principal desafio com este filme era manter um visual e tom consistentes conforme viajávamos horas entre as locações de filmagem. Não tínhamos muito tempo para montar os equipamentos, e só podíamos filmar poucas tomadas assim que chegávamos à locação. Por isso, precisávamos de uma câmera em que pudéssemos confiar para produzir imagens bonitas logo na primeira vez. Muitas vezes encaixar e desencaixar a câmera em um gimbal atrapalha bastante, mas com as câmeras Blackmagic, podíamos deixá-las montadas e ficarmos prontos para filmar a qualquer momento”, observou.
Cook tinha uma visão muito clara em sua mente de como seriam os planos principais, visando recriar uma estética retrô dos meados dos anos 90 para o filme. Além disso, ele deixou bastante espaço para experimentação. Com o seu tamanho reduzido, toda a equipe podia ser parte do processo experimental.
“Foi uma filmagem muito interessante. Com equipes reduzidas, você precisa fazer coisas além da sua função. Fomos improvisando à medida que avançávamos e o que conseguimos foi impressionante”, disse Jermyn.
“Heart of the Man” tinha um orçamento limitado para iluminação, então o ISO nativo duplo da Pocket Cinema Camera 6K Pro foi uma grande vantagem para as imagens registradas sob pouca luz. Surpreendentemente, o ringue de boxe foi filmado ao ar livre, atrás de uma série de estabelecimentos comerciais no centro de Brisbane. Já evocando uma estética “old school” dos anos 90, não foi necessário decorar o set, mas as filmagens externas apresentaram alguns desafios.
“Não tínhamos controle sobre diversas das luzes externas, e ter que lidar com a luz do nascer do sol causou alguns problemas para mim e para a equipe na hora de equilibrar a luz. Eu estava tentando dar um brilho sutil às coisas e manter a maior parte da iluminação o mais suave possível, para combinar com a estética dos anos 90 do resto do filme”, disse Jermyn.
“Eu já tinha experiência com câmeras Blackmagic Design em outros projetos, então sabia que poderia confiar nelas para realizar o trabalho. É um equipamento consideravelmente menor do que qualquer equivalente, e o filme ficou ótimo. Eu recomendaria a qualquer pessoa que precise de mobilidade na próxima filmagem”, concluiu Jermyn.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube