A Dubidub Studios, uma empresa de dublagem e pós-produção com sede em Tel Aviv, inaugurou o primeiro estúdio profissional Dolby Atmos de Israel, equipado com monitores Genelec.
A principal motivação para a transição para o Atmos foi a demanda de clientes internacionais. “Atualmente, o Atmos domina completamente a indústria cinematográfica”, afirma Ami Offir, diretor-geral da Dubidub. “Todas as principais empresas do mundo estão produzindo seus conteúdos em Dolby Atmos, não mais em 5.1 ou 7.1.”
Para atender a essa demanda, a Dubidub decidiu atualizar seu estúdio principal, criando um espaço chamado “The Dream Room”. Para garantir que o espaço atendesse às especificações da Dolby, eles contaram com a ajuda do renomado consultor acústico David Huja, da DHA Acoustic Design. “Originalmente, era um estúdio 7.1 com um sistema de monitoramento embutido”, lembra Huja. “Ami precisava ter um estúdio Atmos, então decidimos atualizá-lo e instalar um novo sistema de monitoramento.”
Quanto à solução de monitoramento, a escolha da Genelec foi óbvia. “Após avaliar diversas opções, decidimos que a Genelec proporciona a confiança de que o que você ouve – se soa bem – soará bem em qualquer lugar, graças à sua incrível precisão. Os monitores Genelec oferecem uma reprodução fiel e potente, sendo os únicos alto-falantes que conheço capazes disso.”
O sistema foi fornecido pelo parceiro local da Genelec, Kilombo, e se baseou na família de monitores coaxiais The Ones. Foram instalados três modelos 8351 nas posições LCR, com quatro modelos 8331 mais compactos atuando como caixas de som surround. Para os canais de altura, optou-se por quatro monitores 8330 de duas vias. O estúdio manteve os subwoofers existentes para reproduzir as frequências mais baixas.
“O campo de audição uniforme é alcançado graças aos transdutores coaxiais presentes em todos os modelos The Ones da Genelec: é notável, abrangente e equilibrado”, acrescenta Huja. “A maneira como o som se propaga desses alto-falantes coaxiais é excepcional. E graças à distribuição única das três faixas de frequência – graves, médios e agudos, você se sente confortável ao se mover lateralmente, e até mesmo para frente e para trás. Você percebe que há uma notável uniformidade naquilo que está ouvindo.”
Um dos desafios foi o fato de que o estúdio desejava uma solução embutida. “Para embutir todos os modelos, precisamos criar acessórios personalizados”, explica Huja. “Fizemos algumas modificações na parte traseira da parede para lidar com o calor dos amplificadores, que estão integrados aos monitores. A sugestão de montagem embutida veio da Genelec, que forneceu todos os detalhes e arquivos DWG para garantir que tudo se encaixasse perfeitamente na parede.”
Com esse nível de personalização, o software de calibração GLM também provou ser valioso para a Dubidub. “O sistema GLM é uma ferramenta excepcional”, afirma Huja. “Ele ajuda a obter os melhores resultados do sistema de monitoramento, economizando a necessidade de caros e complexos processadores DSP.”
Após a conclusão da atualização, a reação ao novo espaço imersivo tem sido muito positiva. “A Dream Room foi construída com um alto padrão de qualidade”, diz o consultor independente, produtor e mixer Yoad Nevo. “A integração e mixagem acústica dos alto-falantes na sala criam um ambiente transparente, onde você nem nota a presença das caixas de som, apenas ouve as fontes sonoras. Evitar que o mixer precise olhar para os alto-falantes é crucial, especialmente em áudio surround. A Dream Room é precisa em termos sonoros e um ótimo ambiente para se trabalhar”.
Site relacionado: https://www.genelec.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube