A plataforma baseada em nuvem permite controle de entrega em tempo real, em sessão e por segmento, em ambientes com várias CDN, independentemente do cliente, CDN e formato de vídeo
A Edgeware anunciou nesta terça-feira o lançamento de sua nova plataforma de controle de sessão StreamPilot, que dará às emissoras, provedores de conteúdo e operadoras de telecomunicações e cabos em tempo real, controle de entrega em sessão e por segmento ao transmitir mídia em um ambiente com várias CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo).
O StreamPilot baseado em SaaS usa uma nova tecnologia patenteada (pendente) da Edgeware para controlar todas as sessões com granularidade por segmento, entre o cliente e a CDN fornecedora. Isso garante a qualidade da experiência (QoE) monitorando ativamente, por exemplo taxa de bits e, se necessário, alternando as sessões entre CDNs em tempo real e durante as sessões em andamento.
Hoje, as soluções normalmente dependem da CDN de entrega e podem suportar apenas um subconjunto de formatos de mídia e geralmente exigem integração do cliente. O StreamPilot, no entanto, evita todas essas limitações. É independente da CDN, portanto, não requer um sistema Edgeware CDN ou depende de qualquer outra CDN de entrega. Também suporta todos os formatos de mídia, incluindo DASH (para clientes Android) e HLS (para clientes Apple), independentemente de estar ao vivo ou sob demanda. Por fim, é independente do cliente e, portanto, fornece um serviço rápido e tranquilo.
“A rede de distribuição de conteúdo (CDN) desempenhará um papel central na transformação da TV”, afirma Rob Gallagher, diretor de pesquisa, serviços de consumo e entretenimento da empresa de pesquisa e consultoria Ovum. “À medida que mais espectadores assistem a mais conteúdo em mais dispositivos, os gastos com serviços de CDN para entregar vídeo pela Internet crescerão de pouco menos de US $ 11 bilhões em 2018 para quase US $ 16 bilhões em 2023, de acordo com nossas últimas previsões. As CDNs também serão essenciais para garantir que os fluxos comecem rapidamente, sejam livres de buffer e geralmente atendam aos padrões cada vez mais altos dos consumidores conforme a demanda. A capacidade de analisar e gerenciar várias CDNs para oferecer as melhores experiências de qualidade e os melhores custos possíveis será um estratégia importante para um número crescente de fornecedores de serviços de TV e vídeo.”
O StreamPilot possui um painel que tudo vê com uma API aberta para permitir automação e integração. Isso fornece informações exclusivas sobre importantes indicadores de desempenho da CDN, como carga, desempenho e custo, bem como a experiência do usuário final. Essas informações são essenciais ao otimizar e aprimorar a entrega de CDN, especialmente ao usar várias CDNs.
“Estamos animados para apresentar uma solução que garanta qualidade e controle para o crescente uso de ambientes com várias CDN”, disse Karl Thedéen, CEO da Edgeware. “O StreamPilot é a primeira plataforma de controle de sessão do setor a fornecer a possibilidade de analisar e gerenciar qualquer CDN em tempo real, independentemente de qualquer outro componente da cadeia de entrega de mídia. Além disso, nossos clientes podem se beneficiar instantaneamente da funcionalidade do StreamPilot conectando-se ao Edgeware Cloud Service.”
“O StreamPilot abre uma ampla gama de aplicativos possíveis que podem utilizar as informações coletadas nas sessões de vídeo”, disse Johan Bolin, diretor de produtos e tecnologia da Edgeware. “A localização exclusiva do StreamPilot, situada no plano de controle entre o cliente e a CDN, possibilita testar novos conceitos, medir resultados e mudanças de reversão em tempo real. Além disso, o StreamPilot pode ser usado para inserir “apagões”, fazer valer direitos e políticas e bloquear a distribuição ilegal. Ele aprimorará as CDNs existentes e fornecerá uma funcionalidade comum em um ambiente com várias CDNs.”
O StreamPilot é oferecido como parte do Edgeware Cloud Service, lançado em abril de 2019, e será demonstrado ao vivo pela primeira vez no estande da Edgeware (14.F20) no IBC2019 em Amsterdã entre 13 e 17 de setembro.