Home Reportagens EMG / Gravity Media constroem fluxo de trabalho remoto para a Superliga de Netbol 2024

EMG / Gravity Media constroem fluxo de trabalho remoto para a Superliga de Netbol 2024

O design da grande final da Superliga de Netbol apoia-se no que foi desenvolvido para toda a temporada pela EMG / Gravity Media

Por Ricardo Batalha

Sustentabilidade e rentabilidade são os pilares dos fluxos de trabalho de produção remota que EMG / Gravity Media estão implementando para a grande final da Superliga de Netbol 2024, que ocorrerá em 29 de junho no Resorts World Arena NEC, em Birmingham (ING). O Netbol é um esporte popular nos países da Commonwealth, especialmente entre mulheres. Duas equipes de 7 jogadoras competem, e o esporte era anteriormente conhecido como “basquetebol de mulheres”.

O uso inteligente da tecnologia permitiu que EMG / Gravity Media e In Touch Productions construíssem um fluxo de trabalho remoto rentável e sustentável, focado na qualidade de transmissão com o mínimo de recursos, ampliando a cobertura e levando o esporte a uma audiência cada vez maior através do BBC iPlayer e do especialista em streaming ao vivo Netball Pass. Especificamente, duas câmeras Panasonic HPX3100 ENG serão posicionadas nas posições dos comentaristas, com uma terceira montada em um dos cantos da quadra. Esta câmera será usada nos momentos mais emocionantes do jogo para dar a sensação de estar dentro da ação, assim como em entrevistas pré-gravadas e ao vivo com os apresentadores antes e depois do jogo.

Todas as sinalizações, incluindo o áudio da quadra e os comentários, serão enviadas aos codificadores Haivision, onde serão codificadas e enviadas via 4G ao centro de produção em High Wycombe por meio de uma conexão de alta velocidade. Lá, serão decodificadas antes de serem enviadas à galeria, onde a produção será finalizada.

Nessa posição, usando uma unidade TriCaster (Vizrt), serão adicionados gráficos HTML5 (VIZ Flowics), incluídos replays e conteúdo editorial (SimplyLive) com facilidade, e mixado o áudio, incluindo comentários, efeitos limpos e microfones dos árbitros. Uma rota retornará às instalações, enquanto os sinais codificados em SRT serão enviados ao BBC iPlayer e ao Netball Pass. Outra sinalização será enviada à England Netball para permitir a rápida geração de clipes para as redes sociais.

Desafios da transmissão de Netbol
O design da grande final da Superliga de Netbol apoia-se no que foi desenvolvido para toda a temporada pela EMG / Gravity Media, abordando cuidadosamente várias áreas críticas definidas pela natureza do esporte. Por exemplo, o relógio do tempo de jogo é um componente essencial de qualquer partida. Para solucionar essa questão, decidiu-se que a maneira mais simples e precisa de apresentá-lo aos espectadores seria usar uma câmera adicional fixada e um transmissor apontado para o relógio do jogo ao lado da quadra. O operador de gráficos, por sua vez, garante de sua posição que o relógio na tela esteja sincronizado.

A velocidade do jogo também surpreendeu a todos, dado que deixa pouco tempo para replays. Para resolver essa questão, utiliza-se a capacidade do TriCaster de oferecer replays em um quadro específico na tela, permitindo analisar a ação sem interromper o andamento do jogo. A criatividade da equipe também se estendeu a outras áreas da produção: os apresentadores fazem uma prévia dos jogos ao vivo usando monitores intra-auriculares para os comentários em vez de um segmento pré-gravado, dando maior fluidez e emoção à cobertura.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados