Home Reportagens EMG / Gravity Media: produção remota em FHD para agentes-chave no Campeonato Europeu de Futebol de 2024

EMG / Gravity Media: produção remota em FHD para agentes-chave no Campeonato Europeu de Futebol de 2024

EMG / Gravity Media foi encarregada pela UEFA de fornecer os COT e a solução FANTV em cada uma das dez sedes na Alemanha

Por Ricardo Batalha

A EMG / Gravity Media implementou fluxos de trabalho avançados para a UEFA Euro 2024, atendendo agentes como ITV, NOS, Optus Sport e a própria UEFA, combinando produção remota e sustentabilidade em 1080p HDR.

Com sua vasta experiência em Eurocopas anteriores, a EMG / Gravity Media foi encarregada pela UEFA de fornecer os Centros de Operações Técnicas (COT) e a solução FANTV em cada uma das dez sedes na Alemanha. Além disso, a empresa implantou quatro unidades móveis e equipes de RF nos estádios de Colônia e Düsseldorf Arena para apoiar a produção dos jogos, além de instalar telões para os torcedores acompanharem as partidas em Munique e Stuttgart.

A empresa também forneceu cobertura aérea ao vivo em helicóptero em 1080p HDR para todos os jogos da competição, através de suas divisões especializadas em RF e câmeras, EMG Connectivity e ACS. Os seis helicópteros, todos equipados com os mais recentes cardãs de câmeras estabilizadas UHD HDR, foram alugados na região para minimizar o tempo de voo e promover a sustentabilidade da produção.

A divisão holandesa da EMG / Gravity Media trabalhou com a emissora pública Nederlandse Omroep Stichting (NOS) desde o início do torneio até as semifinais, mobilizando 15 profissionais e uma unidade móvel equipada com seis câmeras. Além disso, a empresa colaborou com a australiana Optus Sport para apoiar a cobertura do evento com recursos técnicos e humanos.

A sustentabilidade foi um dos pilares principais da colaboração da EMG / Gravity Media com a ITV. A empresa ajudou a emissora a reduzir o pessoal necessário para cobrir o torneio de 300-400 para 90 pessoas, através de um fluxo de trabalho em 1080p50 baseado em um modelo de produção “a distância inversa”. Este modelo incluiu uma galeria remota e um mini MCR instalados em Berlim, juntamente com um estúdio e posições de comentaristas. Os pequenos estúdios contaram com um número reduzido de profissionais: nove câmeras, operadores de autocue e uma pequena equipe técnica e de iluminação. A maior parte da equipe, incluindo responsáveis por repetições, som e gráficos, trabalhou de Londres, utilizando rotas de 10 GB de baixa latência.

Essa configuração permitiu à ITV manter uma divisão de pessoal de 30/70 entre Berlim e o Reino Unido, economizando custos e reduzindo o impacto ambiental. A EMG / Gravity Media também forneceu novas unidades móveis à ITV para deslocamentos com baterias de energia solar, garantindo conectividade durante a noite e minimizando o consumo de energia.

O Campeonato Europeu de Futebol de 2024 foi vencido pela Espanha, que derrotou a Inglaterra por 2 a 1 na final, realizada no Estádio Olímpico de Berlim em 14 de julho. Eamonn Curtin, diretor comercial interino da EMG / Gravity Media, destacou os sucessos da empresa no torneio: “Após o sucesso da Eurocopa, temos orgulho de anunciar que este evento está entre as maiores transmissões ao vivo que gerenciamos desde a fusão de nossas duas empresas. A colaboração de nossos diversos funcionários de diferentes origens e países personifica o propósito de nossa união: aproveitar nossos conhecimentos e experiências coletivas. Juntos, criamos fluxos de trabalho inovadores e sustentáveis para apoiar a UEFA e parceiros como ITV e Optus, garantindo a melhor experiência possível dos Euros para suas audiências”.

Site relacionado: https://www.gravitymedia.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados