Maeil Broadcasting Network concluiu recentemente um projeto de grande escala de infraestrutura IP com a Lawo
A emissora de TV a cabo sul-coreana MBN (Maeil Broadcasting Network) concluiu recentemente seu segundo projeto de grande escala com a Lawo, atualizando sua nova instalação de produção de transmissão em Seul com consoles mc²56, mecanismo de áudio A_UHD Core e vários stageboxes A__line AoIP. A entrega foi feita pelo parceiro da Lawo DYD (Dongyang Digital), com planejamento, instalação e comissionamento pela equipe SI da operadora de rede móvel LG Uplus (LG U+). No ramo de transmissão há 23 anos, a Dongyang Digital (DYD) fornece produtos Lawo e qualquer tipo de equipamento de transmissão profissional como interfone, codecs de vídeo e processadores de sinal de áudio. A DYD também oferece negócios turnkey OB van para muitas emissoras e mercados de áudio profissional.
A MBN, fundada em 1993, produz uma variedade de programas de notícias e entretenimento. Seu novo complexo de estúdios abriga dois estúdios de 660 metros quadrados cada, onde são produzidos uma ampla gama de programas, como noticiários de TV, música e talk shows de grande escala, dramas, shows de competição esportiva, assistência médica e programas infantis.
“A Maeil Broadcasting Network considera o IP como a tecnologia de transmissão do futuro e nosso objetivo é ser uma rede de transmissão totalmente compatível com ST2010 nos próximos anos”, explica Byonghee Gwak, diretor técnico da MBN. “É por isso que queríamos integrar nossas instalações de produção de transmissão com nossos novos estúdios e salas de controle usando uma infraestrutura IP desde o início. Outra grande vantagem é que, com nossa nova rede de áudio flexível, podemos aplicar nossos fluxos de trabalho e alterá-los a qualquer momento, modificando facilmente toda a configuração por meio da configuração do software.”
Tendo instalado os primeiros consoles de mixagem para a rádio DMB e mesas de produção de áudio mc² para a MBN MONEY e a MBN News Center há vários anos, a emissora voltou a escolher a Lawo para realizar uma atualização técnica das salas de controle MBN A e B no novo centro de produção.
A atualização inclui dois consoles de produção de áudio mc²56 MkIII com núcleo A__UHD compartilhado, servidores externos para MCX e plataforma de gerenciamento HOME da Lawo para infraestruturas de mídia baseadas em IP, bem como nós A__stage 80, A__MADI6 e A__digital 64 AoIP e um A__stage48 como palco de estúdio. Todos os equipamentos foram instalados pela LG U+.
“Juntamente com a MBN, desenvolvemos um plano para atualizar o novo centro de produção para uma instalação IP e discutimos os fluxos de trabalho que nosso cliente queria implementar”, explica Choi Won, gerente de projetos da LG U+. “Após uma análise completa de vários fabricantes, a Lawo, com seus consoles de produção de áudio compatíveis com ST2010 nativos de IP, venceu por uma margem clara. O poderoso e supercompacto núcleo A__UHD fornece pooling DSP e redundância total para garantir um processo de produção dinâmico e sem falhas.”
A nova tecnologia da MBN é gerenciada pela inovadora plataforma HOME da Lawo, que simplifica o gerenciamento de dispositivos IP e torna a adição de novos dispositivos de E/S de áudio conectados por IP tão fácil como se fossem banda base. Os consoles detectam automaticamente novos dispositivos e os disponibilizam com o toque de um botão. O HOME ainda gerencia endereços IP, intervalos multicast e VLANs, e inclui recursos de segurança como controle de acesso e quarentena de dispositivos desconhecidos para proteger sua rede.
Byonghee Gwak está satisfeito com a escolha de Lawo pela MBN para esta grande atualização. “Já experimentamos o rádio Lawo e os consoles de mixagem da série mc² ao longo dos anos. Admiramos o caráter inovador, a qualidade, a confiabilidade e a estabilidade dos produtos e soluções da Lawo, e o manuseio criativo dos recursos e a eficiência que nos proporcionam novas e melhores formas de produção de TV.”