Home Reportagens Emissora nacional francesa escolhe Fairlight para noticiários do Canal France 3

Emissora nacional francesa escolhe Fairlight para noticiários do Canal France 3

Por Ricardo Batalha

France Télévisions atualizou seus recursos de pós-produção de som e vídeo com uma estação de trabalho de áudio digital (DAW) baseada na Fairlight

A Blackmagic Design anunciou que a France Télévisions atualizou seus recursos de pós-produção de som e vídeo com uma estação de trabalho de áudio digital (DAW) baseada na Fairlight. Com o apoio da revendedora Magic Hour, sediada em Paris, a emissora implementou 31 Fairlight Advanced Consoles, utilizando sistemas de duas baias, para diversos trabalhos em 24 redações regionais da França.

“Na licitação, era preciso garantir que as nossas 24 redações permaneceriam no ar, com uma solução que garantisse a produção dos nossos telenoticiários regionais de uma forma fluida e rápida. A solução antiga não atendia mais aos requisitos. Além disso, o tempo que ela demandava era considerável, assim como o custo”, contou Gregory Vital, chefe de engenharia e serviços técnicos.

Graças a testes extensivos em vários locais, com estreita colaboração entre as equipes de engenharia e suporte, a France Télévisions pôde implementar equipamentos e aplicativos Fairlight em ambientes simulados, com apoio da Blackmagic Design.

Segundo Vital, com uma ampla automação do fluxo de trabalho em vigor, a solução precisava oferecer um conjunto de ferramentas de áudio e vídeo à prova do futuro, se integrando perfeitamente às pipelines de gerenciamento de ativos de mídia e produção existentes (PAM) em todas as operações de jornalismo da emissora. “A Fairlight atendeu a todos os nossos requisitos imediatos, ao mesmo tempo em que serviu como base para a nossa necessidade de expandir para fluxos de trabalho em 4K no futuro. Além disso, o acesso à API do DaVinci Resolve também garantiu que pudéssemos introduzir rapidamente a Fairlight nos nossos sistemas e automação de fluxo de trabalho existentes, proporcionando uma transição tranquila para os nossos operadores”.

Existem dois tipos de fluxos de trabalho de importação para telenoticiários: Eles são automatizados ao enviar solicitações de API do iMedia ao DaVinci Resolve usando scripts Python que criam e carregam sessões de trabalho a partir de modelos. “Quanto aos fluxos de trabalho de saída, podemos fornecer AAF, MXF ou somente som, através das predefinições de entrega”, disse Pascal Arnold, operador de mesa de som.

A France Télévisions também ficou impressionada com a qualidade das superfícies de controle Fairlight. “Elas proporcionaram aos nossos operadores um acesso mais direto a recursos e controles essenciais, como o EQ, por exemplo. Isso é crucial em redações de telejornal, onde a velocidade para entrar no ar é fundamental”, explicou Amandine Doucet, gerente de projetos audiovisuais. “O fato de os consoles serem modulares e poderem ser integrados em móveis personalizados ou no chassi Blackmagic Design é um grande diferencial. Isso nos permitiu utilizá-lo em vários ambientes de mixagem”, acrescentou Antoine Flinois, engenheiro de projetos sênior.

A ergonomia do Fairlight Desktop Audio Editor é uma grande vantagem, segundo Kamel Founas, engenheiro de aplicativos IP. “Uma vez configurado corretamente, ele permite que os operadores usem um grande número de atalhos e macros facilmente, acelerando o processo de mixagem, o que é uma enorme vantagem no fluxo de trabalho de telejornalismo”.

Trabalhando em estreita colaboração com a France Télévisions Université, um programa de treinamento certificado foi implementado para ajudar funcionários novos e antigos. “Com a ajuda do fabricante e da revendedora, criamos um grupo de superusuários Fairlight certificados. Na prática, isso auxilia o treinamento interno e garante que as redações regionais trabalhem com rapidez e autonomia”, explicou Vital.

A abertura do DaVinci Resolve foi outro fator considerável na decisão das emissoras de implementar a Fairlight. “A integração de uma plataforma moderna e mais aberta significa que teremos mais opções de sistemas quando quisermos atualizá-los, sem ficarmos restritos por conta de compatibilidade”, disse Vital.

Segundo ele, o projeto tem sido desafiador. “Tivemos menos de 18 meses para integrar a Fairlight aos nossos fluxos de trabalho, treinar 190 usuários e operacionalizar 24 centros em toda a França, tudo em meio à covid”.

“Na licitação desse projeto, nossa capacidade de entregar consoles Fairlight dentro de um cronograma de implantação apertado em todas as 24 regiões foi fundamental. Trabalhando em estreita colaboração com a Magic Hour, nossa revendedora autorizada Fairlight em Paris, conseguimos atender a France Télévisions em todas as regiões a tempo e dentro do orçamento”, concluiu Tim Siddons, diretor da Blackmagic Design.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados