Novo centro de playout da CTC Media é totalmente baseado em software e transporta mídia como sinais de vídeo não comprimidos usando o padrão SMPTE ST 2022-6
A Imagine Communications implementou um novo centro de playout sobre IP na CTC Media, uma das principais emissoras independentes da Rússia. A nova plataforma é totalmente baseada em software, funciona com hardware comercialmente disponível (COTS) e transporta mídia como sinais de vídeo não comprimidos usando o padrão SMPTE ST 2022-6.
A CTC Media opera uma série de canais na Rússia, bem como versões internacionais que são populares nas regiões vizinhas e tão distantes quanto a América do Norte e a Austrália.
O novo centro de emissão foi projetado e implementado pelo integrador de sistemas russo DNK em cooperação com os engenheiros da CTC Media e da Imagine Communications. Utiliza software como o sistema de automação ADC, o Playout Versio virtualizado, o armazenamento IOX do Versio, o ingest IP da Nexio e o gerenciamento de ativos do Nexio Motion.
O sistema se completa com a codificação MCP Selenio e a multitela IP híbrida MV EPIC para o monitoramento do sistema, com redes de dados e controle e conversão SDI/IP sob o controle do Magellan SDN Orchestrator, que permite ao CTC projetar seus próprios fluxos de trabalho. Tanto o EPIC MV quanto o Versio trabalham com Zenium, a arquitetura de software baseada em microsserviços da Imagine Communications.
Na primeira fase, que já está no ar, o CTC está usando a nova plataforma de transmissão para oferecer sete canais SD e dois canais HD. A segunda fase adicionará 26 canais, incluindo oito serviços de transmissão SD/HD simultâneos. Toda a plataforma é totalmente redundante para garantir um alto nível de segurança de emissão. Ser baseado em software garante uma densidade de canais muito maior do que a de uma instalação tradicional, e a futura expansão pode ser feita de maneira fácil e rápida.
Alexei Frolov, diretor técnico da CTC Media, comenta que “precisávamos expandir nossas instalações e queríamos ser o mais eficiente possível em nossas operações”. O DNK e Imagine nos mostraram que, usando uma abordagem de software e o padrão industrial SMPTE ST 2022-6, podemos obter uma solução flexível e altamente produtiva que é compacta e com baixo consumo de energia. Estamos orgulhosos de ser um dos primeiros no mundo a implementar a transmissão IP descompactada a esta escala e agradecemos o trabalho dos nossos parceiros DNK e Imagine pelos seus esforços na criação desta solução inovadora.”
Maxim Krivtsov, diretor de TI da DNK Corporation, acrescenta que “a implementação de um sistema de transmissão IP multicanal sem compressão foi um projeto-chave para todos os participantes”. Ganhamos este projeto porque, juntamente com a Imagine Communications, demonstramos que a flexibilidade e a segurança do software baseado em Zenium poderiam fornecer um desempenho de qualidade de transmissão HD descomprimido sobre IP, utilizando padrões da indústria. Esta instalação é uma vitrine para o mundo”.
Mathias Eckert, da Imagine Communications, afirma que esta solução só pode ser alcançada usando a abordagem de software virtualizado. “A CTC Media é um cliente nosso há muito tempo, e nós realmente apreciamos a oportunidade de trabalhar com eles, junto com nosso parceiro na região, a Corporation DNK, para desenvolver algo notável. Este projeto já está produzindo uma economia significativa de capital e operacional para o CTC, e dá a eles o trampolim para o crescimento futuro. Estamos orgulhosos de fazer parte da jornada contínua da CTC”.