Painéis da série V e o aplicativo móvel Agent-IC facilitam os fluxos de trabalho para a produção remota do programa diário
Apesar das condições de bloqueio e isolamento social enfrentado devido à pandemia, as soluções de intercomunicação da Clear-Com estão provando ser um divisor de águas, permitindo que a empresa francesa de radiodifusão Boîte à Outils Broadcast (BOB) continue as operações de produção do Clique. Trata-se de um programa de atualidades produzido pela Première Fois Productions para o Canal +.
BOB é responsável pela instalação e gerenciamento da sala de controle técnico da Clique, que é transmitida de Paris. Com restrições severas para viagens e contato social, a equipe técnica da BOB precisava garantir que esse programa diário pudesse continuar transmitindo, limitando ao máximo as viagens e mantendo as equipes técnicas em casa.
São 14 pessoas trabalhando nas filmagens ao vivo, incluindo diretor, produtor, editor, engenheiro de som e operador de câmera, que foram realocadas para suas casas. O gerente de equipamentos e o assistente de som são os únicos membros da equipe que ainda se reportam ao estúdio. “Produzir à distância não deve significar uma queda na qualidade. As escolhas técnicas que fizemos quando construímos a sala de controle tornaram mais fácil a configuração como produção remota, pois a maioria dos equipamentos já podia ser operada virtualmente”, explicou Cyril Mazouer, CEO da BOB. “A comunicação clara e confiável sempre foi um elemento crucial da produção ao vivo, mas se torna ainda mais importante com praticamente todos os funcionários trabalhando remotamente”, completou.
O sistema da matriz digital de intercomunicação Clear-Com Eclipse HX-Delta é instalado no estúdio e traz integração flexível com painéis instalados em cada uma das casas dos membros da equipe de produção. Alguns funcionários estão usando os painéis V-Series, enquanto outros baixaram o aplicativo Agent-IC, da Clear-Com, para seus dispositivos móveis, oferecendo a eles um painel totalmente funcional em seus smartphones, tablets ou dispositivos vestíveis, que lhes permitem falar e ouvir a todas as portas da matriz, incluindo IFBs.
Os painéis da série V permitem que a equipe de áudio monitore remotamente o console de áudio (e qualquer outro áudio proveniente de salas técnicas remotas) através de dois canais adicionais no conector de áudio Aux do painel. No estúdio, as saídas da sala de controle do console são conectadas em duas entradas matriciais, e o quadro Eclipse HX-Delta as encaminha para o conector de áudio Aux no painel de interfone do engenheiro de som remoto.
Os painéis são todos conectados via IP através de interfaces ADSL ou conexão 4G. Todos os painéis podem falar com o fone de ouvido sem fio no apresentador com latência muito baixa (aproximadamente 100ms a 150ms).
“Graças à confiança da Première Fois Productions, às soluções de comunicação da Clear-Com e à engenhosidade e criatividade de nossas equipes, as melhores condições para proteger a saúde das equipes foram respeitadas, mantendo a qualidade ideal da produção”, observou Cyril.
“Durante a crise, vimos um grande número de equipes de empresas de radiodifusão migrar para um trabalho remoto e implantar efetivamente nossos clientes móveis Agent-IC com sucesso retumbante”, disse Nicki Fisher, diretor de vendas da região EMEA. “Essas soluções permitem que as emissoras acelerem seus planos de produção remota”, concluiu.