Transmissão ao vivo do show “Empty Arena, no último dia 23 de março, com o ex-integrante do Survivor foi realizada pela The Jam Lab de Chicago
A Blackmagic Design anunciou que o show “Empty Arena”, de Jim Peterik (Pride of Lions, ex-Survivor), foi transmitido ao vivo usando câmeras Blackmagic e um switcher ao vivo ATEM. A transmissão ao vivo do evento foi realizada pela The Jam Lab de Chicago.
Transmitido ao vivo no Facebook Live no dia 23 de março, “Empty Arena” foi uma transmissão multicâmera ao vivo que arrecadou mais de US$ 4.000 para o programa MusiCares da Recording Academy, que inclui o Fundo de Assistência COVID-19 criado para ajudar músicos afetados.
A performance incluiu Jim Peterik, músico e compositor americano ganhador do Grammy e conhecido por seu trabalho com Survivor, Pride of Lions e The Ides of March, além de ser coautor de dezenas de sucessos das paradas, incluindo “Eye of the Tiger” (Survivor) e outros para 38 Special, Lynyrd Skynyrd, Cheap Trick, Sammy Hagar, Brian Wilson, REO Speedwagon e The Beach Boys, se apresentou por mais de uma hora e interagiu com os espectadores por meio de uma sessão de perguntas e respostas transmitida ao vivo após o show.
Localizado em uma velha oficina mecânica que foi reformada como uma casa de produção e música ao vivo, The Jam Lab trabalha com artistas desde 2012 para dar vida as suas visões, da composição e arranjo à gravação e mixagem até a masterização e lançamento. Colin Peterik, proprietário e técnico chefe do The Jam Lab, foi o criador do conceito de “Empty Arena” com Jim Peterik e Bill Allan, um professor de ensino médio vencedor do Emmy, músico e streamer ao vivo de Chicago.
Allan, que trabalhou no streaming com o colega e professor secundário de radiodifusão Dave Karaffa, utilizou duas câmeras URSA Broadcast para captar o set em 4K e um ATEM Production Studio 4K para alternar entre as duas câmeras e inserir gráficos e som. A alimentação do ATEM Production Studio 4K era enviada ao Facebook Live via OBS, onde foi transmitida aos espectadores em 1080p a 6 Mb/s.
“Tínhamos uma câmera posicionada bem no meio e outra um pouco fora do centro. Como os equipamentos da Blackmagic nos permitem ser incrivelmente eficientes, com apenas dois de nós trabalhando em cada câmera ou no switcher já era muito”, disse Allan.
Além das alimentações de vídeo e som, Allan alimentou gráficos na transmissão. Eles incluíram diversos logotipos e sobreposições MusiCare personalizadas feitas por Colin.
“A segurança era a maior preocupação, então fizemos isso com uma equipe mínima. Apenas o Dave e eu cuidando do vídeo e Colin manejando o áudio. As câmeras e o switcher da Blackmagic Design são tão fáceis de usar e ao mesmo tempo oferecem uma imagem incrível que o streaming no Facebook Live ficou fantástico. Tenho certeza de que a maioria das pessoas presumiriam que tínhamos uma equipe muito maior”, Allan continuou.
“A qualidade do streaming ao vivo de ‘Empty Arena’ foi incrível e foi ótimo ver como os equipamentos da Blackmagic facilitaram tudo”, disse Colin. “The Jam Lab foi criado para ser um lugar flexível e inspirador para que os artistas gravem e se apresentem. Adicionar a capacidade para streamings ao vivo de alta qualidade é importante, e já estamos tentando decidir quais serão as nossas próximas transmissões ao vivo.”
Para mais informações, visite www.blackmagicdesign.com/br