Home Reportagens ENTREVISTA: Mikio Kita, Media Solutions VP da Sony

ENTREVISTA: Mikio Kita, Media Solutions VP da Sony

Por Ricardo Batalha

Mikio Kita, Media Solutions VP da SONY fala sobre os desafios e conquistas da Sony em um ano atípico para o setor

Mikio Kita, Media Solutions VP da SONY, observou que a indústria de radiodifusão brasileira tem uma relação especial com a japonesa. “O Brasil tem espírito para desafiar novas tecnologias e qualidade avançada no mundo. Por isso, é um mercado muito importante para nós como fabricantes”, disse.

O ano de 2020 é atípico e trouxe o desafio global originado pela pandemia do Coronavírus. Como esta situação afetou as operações da SONY em todo o mundo?
Mikio Kita: Para evitar a disseminação do COVID-19, priorizamos garantir a segurança dos funcionários, de seus familiares e todos com quem nos relacionamos, inclusive os clientes. Com isso, buscamos captar as mudanças da situação o mais rápido possível e tomar as medidas necessárias para minimizar os efeitos adversos do negócio. Acreditamos que algumas áreas de negócios podem ser expandidas com o aproveitamento dessa oportunidade e também estamos focando nisso. A demanda do cliente está se recuperando e os lucros estão melhorando devido às reduções nos custos operacionais e ao controle completo da fabricação e das vendas. No entanto, em preparação para riscos como a segunda onda de propagação do COVID-19 e efeitos adversos na cadeia de abastecimento devido ao conflito EUA-China, aceleramos ainda mais a operação integrada do segmento. Acreditamos que a comunicação com os clientes é de grande valor para a SONY. Estamos nos esforçando para absorver VOCs, realizando inúmeros Webinars em exposições como NAB e IBC.

O modelo de negócios para o segmento de broadcast e principais clientes (clientes tier 1) sempre foi baseado em relacionamentos pessoais. A SONY sempre teve uma equipe de vendas agressiva e dedicada, trabalhando mais próxima dos clientes para dar suporte às suas necessidades e estratégia. Com a quarentena, como as equipes reagiram para manter a abordagem de vendas da empresa?
Mikio Kita: Acreditamos que o relacionamento com os clientes é de extrema importância e, sob nosso lema “Viva Sua Visão”, estamos desenvolvendo negócios que atendam às necessidades de cada país e região. Nossa equipe de vendas e serviços em cada país oferece suporte aos clientes por meio de reuniões remotas e webinars, e eles estão prestando muita atenção às tendências da indústria de transmissão e cinema. O feedback recebido do mercado é compartilhado com a equipe de desenvolvimento de produtos no Japão e continuamos planejando e desenvolvendo novas tecnologias e soluções. Estamos gratos por sermos capazes de manter uma comunicação próxima com os clientes, mesmo neste ambiente remoto, devido ao forte relacionamento construído ao longo de décadas com eles.

A SONY tem grande impacto e presença em quase todas as feiras mundiais, mas com a pandemia os grandes eventos precisam mudar sua estratégia e caminharam para eventos online e virtuais. Qual será a estratégia para o futuro? A SONY abordará eventos híbridos?
Mikio Kita: Em 2021, fortaleceremos a comunicação com os clientes e, ao mesmo tempo, aprimoraremos os métodos sob a influência do COVID-19. Também trabalharemos ativamente com comunicação online e buscaremos criar novos negócios interagindo com clientes que não podíamos alcançar antes. Por outro lado, também é importante melhorar o fluxo de trabalho no site de produção de conteúdo, usando de fato os produtos, serviços e software junto com nossos clientes, portanto, gostaríamos de aumentar as oportunidades face a face de acordo com as necessidades e o ambiente do cliente. Há coisas que devemos fazer online e offline, incluindo reuniões presenciais e demonstração física. Continuaremos aprimorando o novo estilo de comunicação, refletindo o que aprendemos com essa situação.

O feedback recebido do mercado é compartilhado com a equipe de desenvolvimento de produtos no Japão e continuamos planejando e desenvolvendo novas tecnologias e soluções.

A aquisição da Nevion pela SONY é uma estratégia forte que mostra a visão da empresa de aumentar o portfólio de soluções de produção baseadas em IP / Cloud para broadcast. Qual será o futuro da virtualização e produção remota?
Mikio Kita: Na indústria de transmissão, o uso de tecnologia de rede IP para sistemas de produção ao vivo está avançando rapidamente e a SONY já introduziu mais de 120 sistemas de produção IP ao vivo em todo o mundo. A Nevion é um forte provedor de soluções que utiliza a tecnologia SDN (Rede Definida por Software) em redes locais (LAN) e redes de longa distância (WAN) para transmitir vídeo, áudio e dados auxiliares de forma eficiente e confiável. Ao combinar esta solução Nevion com a solução de rede IP da SONY, será possível virtualizar os recursos de produção do lado do cliente. Em outras palavras, a produção remota de conteúdos torna-se possível compartilhando os recursos de produção dos estúdios e salas de controle entre as bases espalhadas, e a eficiência de toda a produção pode ser melhorada.

Com a pandemia, vimos uma explosão na demanda de streaming para shows, festivais e eventos corporativos ao vivo. Porém, com 5G e IP, existem ainda mais oportunidades para soluções em nuvem. Como a SONY está preparada para essa demanda?
Mikio Kita: A SONY tem desenvolvido ativamente soluções que utilizam 5G, IP e a nuvem desde antes do COVID-19 e também está conduzindo vários PoC (Prova de Conceito). No campo da produção de broadcast, ao utilizar 5G, é possível conectar locais remotos e construir um ambiente de filmagem altamente flexível em vários lugares, portanto, o fluxo de trabalho da produção de conteúdo evoluiu dramaticamente. Conduzimos um teste conjunto com a NBC Sports e a Verizon em dezembro de 2019, e a perspectiva de realização está à vista. Em relação à IP, a Nevion tornou-se nossa subsidiária, com o objetivo de acelerar ou r solução para produção remota IP. Em outras palavras, acreditamos que a demanda por aquilo com que trabalhamos originalmente aumentou e foi priorizado, em vez de nossa postura ter mudado após o COVID-19. Com os 3Rs (Realidade, Tempo Real, Remoto) como palavra-chave, a SONY gostaria de atender à demanda cada vez maior de criação de conteúdo, utilizando produtos que podem aumentar o valor do conteúdo (por exemplo, alta qualidade de imagem por nossas câmeras, etc.), bem como as novas tecnologias como IP / 5G / nuvem.

Houve alguns testes da SONY 5G para produção de esportes ao vivo, mas estão os resultados? Já é uma solução confiável?
Mikio Kita: No CES2020, apresentamos um teste conjunto com a NBC Sports e a Verizon para produção ao vivo usando 5G. David Mazza, CTO do NBC Sports Group, subiu ao palco e mostrou suas expectativas sobre a flexibilidade e a facilidade de implantar uma câmera sem fio, simplesmente encaixando um pacote Sony 5G na parte de trás de uma câmera existente e entregando uma ótima transmissão imagens de qualidade. Também estamos estudando a possibilidade de PoC em outros países e anunciaremos no devido tempo.

A receita do modelo ‘pay as you go’ e de serviços vem aumentando nos últimos anos e as empresas de tecnologia estão investindo cada vez mais de forma a controlar e reduzir seus custos. A SONY está aumentando seu foco em serviços, já é uma unidade de negócios importante dentro do portfólio do BC?
Mikio Kita: A SONY tem fortalecido suas soluções e serviços para atender de forma abrangente às solicitações dos clientes. Sob a influência do COVID-19, as estações de transmissão estão em alta demanda por soluções eficientes de produção de vídeo por controle remoto e produção remota. Para realizar a alocação e operação eficientes de recursos sem degradar o nível de serviço, continuaremos a desenvolver soluções de produção remota utilizando IP e nuvem, bem como soluções baseadas em software usando IA na nuvem para lidar com conteúdo de maneira flexível. Só a título de exemplo, além dos serviços em nuvem de XDCAM air e Ci Media Cloud, já disponíveis, lançamos recentemente um novo serviço em nuvem, o Portal de Análise de Mídia. Ele usa mecanismos de IA de maneira integrada para otimizar os fluxos de trabalho de produção, como edição e gerenciamento de vídeo.

A SONY tem desenvolvido ativamente soluções que utilizam 5G, IP e a nuvem desde antes do COVID-19.

A SONY é uma empresa que fornece soluções ponta a ponta, incluindo um workflow totalmente digital. Quais são os benefícios para os clientes em ter um fornecedor que forneça a solução completa?
Mikio Kita: Fornecemos nossos equipamentos verificados ou soluções no fluxo de trabalho de produção de conteúdo de filmagem, edição e distribuição. Isso permite que a SONY forneça serviço total, mesmo se houver um problema durante a operação. Especialmente, a SONY fornece suporte técnico para a transmissão ao vivo de missão crítica e tem sido bem recebida pelos clientes. Do ponto de vista do cliente, a vantagem é que ele pode realizar o projeto de forma eficiente com o mínimo de membros e com capacidade de comunicação após o início da operação.

Vimos mais recursos de tecnologia com resoluções mais altas, até 12k e ao mesmo tempo há muito aumento para vídeo consumido em telas pequenas, por meio de mídia social e plataformas de streaming. Sendo assim, como vê o futuro do consumo de vídeo?
Mikio Kita: Conforme os estilos de visualização do conteúdo evoluem, as resoluções e formatos necessários se tornam mais diversificados. Conforme a demanda por vídeo aumenta, o valor do conteúdo se torna mais importante do que nunca e acreditamos que aumentará ainda mais. Acreditamos que “o conteúdo é rei” e visa apoiar uma ampla gama de criadores por meio de nossa experiência na fabricação de hardware. Vamos melhorar nossa tecnologia para agregar mais valor ao conteúdo e aos negócios de nossos clientes por meio de nossas câmeras competentes centrais, além de fornecer eficiência fluxos de trabalho.

Quais são os próximos desafios no cenário pós-covid? Acredita que o consumo de conteúdo ainda estará aumentando em taxas mais altas como vimos durante a pandemia?
Mikio Kita: Estamos atentos à possibilidade de mudanças na vida das pessoas e nas tendências de consumo devido ao Covid-19. Mas achamos que o consumo de conteúdo em si não diminuirá, mesmo que essa influência diminua, porque o desejo das pessoas de serem movidas pelo conteúdo e compartilhar experiências com outras pessoas permanece o mesmo. A fim de entregar conteúdo que reflita as intenções do criador para um grande número de telespectadores, iremos acelerar o desenvolvimento de soluções de produção remota usando tecnologias IP e Cloud.

Como a divisão Professional prevê o futuro de seus negócios no Brasil?
Mikio Kita: A indústria de radiodifusão brasileira tem uma relação especial com a japonesa e o Brasil tem espírito para desafiar novas tecnologias e qualidade avançada no mundo. Por isso, é um mercado muito importante para nós como fabricantes. Será também uma posição importante a nível de fornecedor de conteúdos de vídeo portugueses, liderado pelas Telenovelas.

Sites relacionados:
https://www.sony.com.br/
https://www.sony.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados