Rohde & Schwarz forneceu ferramentas de teste de rede móvel usadas em testes de cobertura, desempenho e operação baseados em drones, gerenciados pela Ericsson
Uma equipe de projeto com sede em Jorvas (FIN), liderada pelo líder técnico da RAN do Programa de Prontidão para 5G da Ericsson, Richard Wirén, desenvolveu, em conjunto com a Centria University of Applied Sciences, um novo sistema para testar a cobertura da rede móvel celular.
O novo sistema utiliza scanners de teste de rede móvel e smartphones da Rohde & Schwarz montados em um drone que pode ser programado para executar testes automáticos com considerável flexibilidade, por exemplo, para seleção precisa de rotas e controle de velocidade. Esta solução é especialmente valiosa para casos de uso industrial. Ela também tem vantagens em relação aos testes tradicionais de caminhada e condução, fornecendo repetibilidade sem precedentes e precisão posicional, com a capacidade de verificar a formação de feixes e a cobertura do mapa em 3D.
O scanner de rede R&S TSMA6 é montado em um drone e é capaz de verificar simultaneamente importantes métricas de cobertura LTE e 5G NR, como potência de sinal recebido de referência (RSRP) e relação sinal-interferência-mais-ruído (SINR) de acordo com 3GPP padrões. Quando combinados com o otimizador baseado em smartphone R&S QualiPoc Android, são possíveis as métricas de rastreamento de IP e de QoS do aplicativo, como o fornecimento de parâmetros de célula. A solução atualmente usa equipamentos de usuário LTE (UE), mas em breve será desenvolvida para incluir UEs 5G, como o Samsung S10 5G.
“Para que o 5G cumpra sua promessa, é essencial a verificação de operação e qualidade em campo, e esse desenvolvimento é uma maneira pioneira de garantir que nossos clientes recebam o desempenho de rede de que precisam. Estamos muito satisfeitos por utilizar soluções de teste da Rohde & Schwarz, que se mostraram muito confiáveis. Estamos entusiasmados por agora termos acesso a soluções baseadas em UEs 5G NR comercialmente disponíveis, como o Samsung S10 5G”, comentou Richard Wirén, líder técnico da RAN do Programa de Prontidão para 5G da Ericsson.
O drone pode ser programado para seguir uma rota tridimensional exata. Os mais de 20 voos de medição bem-sucedidos realizados até agora mostraram que o procedimento e os resultados da solução são extremamente repetíveis. Os voos dos drones eram de várias durações, altitudes e rotas, dependendo do caso de teste. Controle, autenticação e controle de tráfego aéreo são desafios consideráveis para o desenvolvimento de soluções robustas baseadas em drones. Neste novo sistema, eles são conduzidos através de redes celulares, eliminando a necessidade de conexão de linha de visão entre o drone e seu piloto.
O projeto é uma colaboração entre Ericsson, Rohde & Schwarz, Tampere University e Centria University of Applied Sciences e faz parte do programa Business Finland 5G FORCE. O vice-presidente de testes de redes móveis Rohde & Schwarz, Hanspeter Bobst, comemorou: “Estamos muito satisfeitos por combinar nosso know-how de testes de rede móvel líder do setor com a longa tradição de inovações de rede da Ericsson para garantir que a entrega da Qualidade de Experiência do usuário final com o 5G NR se torna uma realidade.”
Os desenvolvimentos futuros se concentrarão no teste de aplicações 5G críticas, como segurança pública e comunicações do tipo máquina para a Indústria 4.0, estendendo a frequência a frequências extremamente altas das bandas mmWave e testando em um ambiente urbano.