Home Reportagens Especial da NHK filmado e colorizado com produtos Blackmagic Design

Especial da NHK filmado e colorizado com produtos Blackmagic Design

URSA Cine 12K LF, Blackmagic Cinema Camera 6K e DaVinci Resolve Studio utilizados na produção de documentário da NHK

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que o programa especial da NHK “Tsukurareta Shinjitsu: Deepfake no Jidai” (A “Verdade” Fabricada: A Era dos Deepfakes), exibido na tradicional faixa de documentários “NHK Special”, foi filmado com as câmeras cinematográficas digitais Blackmagic URSA Cine 12K LF e Blackmagic Cinema Camera 6K, e colorizado com o DaVinci Resolve Studio e o DaVinci Resolve Advanced Panel. A produção recebeu o Prêmio Galaxy, que celebra os destaques da televisão, rádio, jornalismo e publicidade no Japão.

O “NHK Special” é a principal série de documentários da emissora pública japonesa, reconhecida pela profundidade jornalística e alto padrão de produção. “A ‘Verdade’ Fabricada: A Era dos Deepfakes”, exibido nessa mesma faixa, mistura documentário e ficção para abordar questões reais relacionadas aos deepfakes gerados por inteligência artificial, dramatizando cenários possíveis no contexto japonês.

A parte dramatizada do programa foi filmada com as câmeras URSA Cine 12K LF e Blackmagic Cinema Camera 6K pelo diretor de fotografia Hiroaki Nishimura, com a gradação de cores realizada por Ryota Kobayashi, da Omnibus Japan.

“Usei a URSA Cine 12K como nossa câmera principal, equipada com lentes prime da SIGMA. Embora a maioria das cenas tenha sido captada em 4K, gravamos algumas em 12K. Por exemplo, na cena em que as personagens caminham sob uma ponte, eu não tinha lente telefoto, então filmei em 12K e apliquei o zoom na pós. Essa flexibilidade é uma das grandes vantagens dessa câmera”, disse Nishimura.

“Também usei o visor URSA Cine EVF, que foi muito fácil de operar. Venho do cinema analógico, então enquadrar pelo visor é algo natural para mim. Um bom viewfinder faz muita diferença na hora de filmar”, acrescentou.

Algumas cenas exigiam uma estética de vídeo de smartphone e foram filmadas com o app Blackmagic Camera.

“Algumas cenas foram gravadas com iPhone. Em uma delas, a filha do protagonista filma a família, e deixamos a própria atriz mirim registrar a cena. Isso trouxe mais realismo, e como ela faz parte da geração nativa do smartphone, se saiu superbem.”

Sobre o processo de gradação de cores, Kobayashi explicou: “Embora a história seja ficcional, eu queria manter um certo realismo, refletindo como a IA está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Como utilizamos câmeras da Blackmagic Design, também tive o cuidado de deixar os tons de pele bonitos. O Nishimura prefere um estilo visual um pouco mais duro, então trabalhei sombras mais marcadas, mantendo as cores limpas e sem ruído. Apesar de o tema envolver inteligência artificial, não queríamos um visual excessivamente digital, por isso, busquei uma estética mais cinematográfica. Como usamos apenas câmeras da Blackmagic nesse projeto, o espaço de cor foi consistente, o que facilitou bastante o trabalho.”

“Foi a primeira vez que eu fiz a gradação de cores de imagens da URSA Cine 12K e, já nos testes, percebi que era algo diferente de qualquer outro material de câmera. Mesmo ao isolar os canais RGB individualmente, não notei ruído perceptível nem aspereza nas cores. Do ponto de vista de um colorista, a URSA Cine entrega imagens extremamente limpas e bonitas”, concluiu Kobayashi.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com</strong>

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados