A 96ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, ou Oscars 2024, realizada no Teatro Dolby, em Los Angeles/CA (EUA) em 10 de março, teve de tudo: antecipação emocionante, discursos emocionantes e performances musicais incríveis. Com a ajuda da tecnologia de áudio sem fio da Shure, os profissionais mais experientes do setor deram vida à noite, garantindo que todos os 10,5 milhões de telespectadores que assistiam ao evento ao redor do mundo pudessem desfrutar de cada momento com qualidade de áudio cristalina.
No geral, a equipe de produção do Oscar implantou 50 canais de áudio sem fio Shure Axient Digital, monitorando o espectro com o Shure Wireless Workbench. A equipe, composta por profissionais da ATK e Soundtronics, também implantou 16 canais de Q5X PlayerMics que foram combinados com receptores de áudio sem fio Axient Digital para fornecer transmissão digital superior e eficiência espectral. Originalmente desenvolvidos para a NBA, os Q5X PlayerMics são super discretos, maleáveis e são projetados com rádios Axient Digital da Shure. Cada Q5X PlayerMic foi emparelhado com os microfones TwinPlex Premium Subminiature da Shure para fornecer o áudio mais transparente enquanto permanece facilmente oculto.
“O microfone lavaliere TwinPlex da Shure ainda é o estado da arte para especiais de televisão ao vivo como o Oscar deste ano”, disse Pat Baltzell, Produtor de Som do Oscar. “Ao contrário de shows da Broadway onde os artistas são treinados para projetar suas vozes, os atores de cinema preferem falar confidencialmente, como fazem nos sets de filmagem. Portanto, o desafio é mais difícil para levar suas vozes até a última fila em um teatro com 3.300 lugares. Também optamos por usar os lavs TwinPlex nos percussionistas / vocalistas para a performance tribal Osage de “Wahzhazhe” de Os Assassinos da Flor da Lua porque poderíamos captar mais do vocal em comparação com o tambor usando um posicionamento de microfone criterioso.”
“Durante todo o Oscar, o Axient Digital da Shure entregou áudio sem fio excepcional e confiável para artistas e apresentadores”, disse Stephen Vaughn, Coordenador de RF da Soundtronics. “Em alguns casos, combinamos o Axient Digital com Q5X PlayerMics, o que nos permitiu oferecer ainda mais flexibilidade e discrição para os artistas. Enquanto isso, o Wireless Workbench forneceu as capacidades de monitoramento necessárias para ajudar a entregar um evento sem intercorrências.”
Deve-se destacar que todos os apresentadores com microfone durante o evento usaram transmissores Axient Digital (AD2) equipados com cápsulas de microfone condensador Shure KSM9. Todas as performances vocais ao longo da noite também confiaram nos transmissores Axient Digital (AD2) da Shure.
Para a performance viral de Ryan Gosling em “I’m Just Ken”, a estrela de Barbie cantou em uma cápsula de microfone KSM9.
Jon Batiste apresentou uma performance de sua balada profunda “It Never Went Away”, escrita para o documentário American Symphony, cantando em uma cápsula de microfone dinâmico Shure KSM8.
Andrea Bocelli e Matteo Bocelli compartilharam uma intensa performance de “Time to Say Goodbye” para o segmento memorial. A música da performance foi arranjada e produzida por Hans Zimmer. Os Bocelli cantaram nas cápsulas de microfone KSM9.
“Parabéns a todos os indivíduos que trabalharam no Oscar deste ano. É uma alegria colaborar com esta equipe para determinar a tecnologia que pode atender aos requisitos de um evento tão prestigiado”, declarou Jenn Liang-Chaboud, Gerente de Relações de Entretenimento da Shure.
Site relacionado: http://www.shure.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube