O estúdio Balik, na Suíça, oferece uma experiência de gravação única, com a mesa de mixagem SuperAnalogue Duality Fuse Pro-Station da Solid State Logic. O proprietário, Peter G. Rebeiz, um músico e produtor, renovou o estúdio para torná-lo um dos melhores da Europa. Ele escolheu a mesa de mixagem da SSL, que é um padrão da indústria, para garantir a qualidade do som. Além disso, a instalação do Duality Fuse Pro-Station, com controle físico integrado ao DAW, foi ideal para o método de produção híbrida atual.
Em 1992, Rebeiz, que é CEO e presidente da marca de alimentos finos Caviar House & Prunier, assumiu um negócio na Fazenda Balik, que produzia salmão defumado artesanalmente de acordo com uma receita russa centenária da época dos czares Romanov. Em 1996, ele inaugurou um estúdio de gravação residencial no último andar da casa da fazenda, projetado pelo consultor de acústica e design de estúdio Andy Munro, sediado no Reino Unido. O estúdio possui uma sala de gravação espaçosa que pode acomodar um conjunto clássico ou uma big band de jazz e ao longo dos anos atraiu clientes como Herbie Hancock, Pepe Lienhard, Pippo Pollina, Michael von der Heide e Gölä. Hoje, os dois negócios continuam operando no mesmo local, que fica a cerca de 50 km a leste de Zurique.
“A instalação do Duality Fuse Pro-Station da SSL, uma versão da mesa de mixagem que oferece ao operador controle físico integrado sobre o DAW, faz todo o sentido para os métodos de produção híbrida atuais”, diz Gögs Andrighetto. Um experiente engenheiro de áudio freelancer de estúdio e som ao vivo, Andrighetto ajudou a reparar e restaurar o Studio Balik durante a pandemia de coronavírus e continua a utilizar as instalações como sua base. “Um teclado e um mouse geralmente não se encaixam muito bem com uma mesa de mixagem analógica, mas o Pro-Station se encaixa perfeitamente. Isso foi importante para mim, porque 99% do meu trabalho é com o computador”.
Rebeiz produz muitos dos projetos que passam pelo Studio Balik, diz ele, e também gosta de apoiar artistas que estão começando no negócio, ajudando-os a gravar seu primeiro álbum. Em relação ao trabalho recente, ele está especialmente empolgado com um projeto em andamento no Studio Balik que destaca as primeiras e últimas violas, atualmente de propriedade de uma fundação suíça, feitas pelo mestre luthier italiano Antonio Stradivari, em 1672 e 1734, respectivamente.
“Não é todo dia que você tem músicos entrando com instrumentos no valor de 50 ou 60 milhões de dólares e começando a tocar em sua sala. É algo bastante único, então estamos filmando tudo e fazendo um filme”, diz Rebeiz. “Estamos usando a melhor mesa de mixagem, os melhores microfones e os melhores dispositivos de gravação. Tem sido emocionante, e ainda não terminamos”.
A renovação do estúdio e a escolha da SSL foram feitas para garantir um som excepcional e atrair projetos musicais de todos os tipos. “A decisão de instalar esta SSL Duality teve muito a ver com o fato de eu querer permitir que mais pessoas venham aqui e também tornar mais atraente para projetos maiores. Eu queria um estúdio residencial onde você pudesse ir para criar e compor”, diz ele, como o AIR Montserrat de George Martin, uma de suas instalações favoritas. “Eu quero facilitar para as pessoas virem aos Alpes na Suíça e passarem uma ou duas semanas aqui. Elas se sentirão em casa e entenderão imediatamente como tudo funciona. Esse é o verdadeiro poder da SSL, além de seu som maravilhoso, porque a SSL é um padrão da indústria”, conclui.
Site relacionado: https://www.solidstatelogic.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube