Home Reportagens Estúdio de pós-produção La Tina cria nova sala Dolby Atmos com Genelec

Estúdio de pós-produção La Tina cria nova sala Dolby Atmos com Genelec

Um sistema de monitoramento ativo inteligente da Genelec serve como núcleo do novo estúdio de pós-produção Dolby Atmos da La Tina (COL)

Por Ricardo Batalha

Quando decidiu expandir suas instalações para atender à crescente demanda por produções Atmos para cinema e televisão, a equipe da La Tina confiou a Lucas Serrano, da empresa de arquitetura acústica Aqstica, o projeto dos novos espaços. De acordo com Andrés Silva, cofundador do estúdio, a La Tina sempre teve em mente a utilização do sistema de monitoramento da Genelec. Para isso, contou com a assessoria de Alberto de la Cruz, da VCR, parceira local da empresa de áudio. “Era uma questão de viabilizar financeiramente e garantir que o prazo de entrega fosse compatível com os planos de construção e produção. Felizmente, tudo ocorreu conforme o planejado”.

Após analisar diferentes possibilidades, a equipe da La Tina optou por um sistema de monitoramento Dolby Atmos 9.1.6 composto exclusivamente por modelos SAM (Smart Active Monitoring) de duas vias: três 8350 para os canais frontal L-C-R, doze 8340s menores para os canais surround e o teto, além de um subwoofer 7380 para a reprodução das baixas frequências. Segundo Alejandro Uribe-Holguín, outro cofundador do estúdio, a experiência tem sido extremamente positiva: “Foi um verdadeiro prazer trabalhar com o novo sistema. Notamos que o som está mais claro. Os sinais e a sonoridade são distribuídos entre todos os monitores, evitando sobrecargas. Superou nossas expectativas”.

A calibração do sistema foi realizada utilizando o software GLM desenvolvido pela Genelec.
Atualmente, o novo estúdio da La Tina está em pleno funcionamento, proporcionando novas oportunidades criativas. “O sistema Atmos é excelente para cenas de ação e posicionamentos espaciais ousados, mas é ainda mais eficaz em cenas tranquilas e designs sonoros naturais”, avalia Silva. “Estamos verdadeiramente apreciando a transparência nas cenas silenciosas. Quando reproduzimos um efeito de TV abafado, é como se houvesse alguém no andar de cima assistindo TV e caminhando sobre nosso teto. Temos apreciado muito esses detalhes e sensações em cenas calmas, com fontes sonoras suaves vindo de todas as direções”, conclui.

Sites relacionados:
https://dolby.com/
https://la-tina.co/
https://www.genelec.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados