Home Reportagens Estúdio de pós-produção Studio Brain atualiza suas instalações com Genelec

Estúdio de pós-produção Studio Brain atualiza suas instalações com Genelec

Sala de controle MA1 de 66 m² do Studio Brain possui dois monitores principais Genelec 1035 integrados desde 1991

Por Ricardo Batalha

O Studio Brain, localizado no distrito de Kagurazaka em Tóquio (JAP), está atualizando seus monitores Genelec com um kit de atualização junto com o sistema de calibração GLM. A sala de controle MA1 de 66 m² possui dois monitores principais Genelec 1035 integrados desde 1991. Como o Studio Brian preferiu não mudar para uma solução diferente, decidiu dar-lhes uma vida totalmente nova com o kit de retrofit 1235 da Genelec, criando assim um sistema de monitoramento ativo inteligente completamente moderno.

“Os 1035 estavam em uso há décadas e havia peças que precisavam de manutenção”, explica Toshiyuki Ootaki, do departamento de pesquisa da Brain. “Falou-se em renovar todo o sistema da primeira sala MA (multi-áudio) e, pensando no futuro, decidimos atualizar os monitores”.

No início do processo de atualização, o estúdio considerou trocar os 1035 por monitores de campo próximo, mas em vez disso optou pelo Retrofit Upgrade Kit para transformar os 1035s legados em 1235 Smart Active Monitors. Esta atualização preserva os gabinetes do 1035 e os atualiza com os mais recentes amplificadores Classe D, hardware DSP e drivers.

“Sou uma pessoa muito preocupada com os custos, então parte de mim pensou que talvez devêssemos aproveitar esta oportunidade para reduzir o tamanho”, lembra Mitsuhide Takamura, que faz parte do conselho do Studio Brain e também está envolvido na produção. “Mas quando tiramos o 1035 da parede, percebi que a fundação era muito sólida e pensei que deveríamos construir sobre ela. Achei que montar os monitores nas paredes da sala seria um fardo financeiro, mas quando comparado ao custo de reduzir o tamanho, não houve diferença de preço. O fato de podermos atualizar o 1035 em que confiamos, mas com tecnologia de ponta, é realmente maravilhoso”.

Quando lançados em 1989, os monitores 1035 da Genelec rapidamente se tornaram os favoritos dos principais estúdios de todo o mundo, que exigiam monitores de gama completa que combinassem alto SPL com verdadeira qualidade de referência.

O substituto do 1235 foi lançado em 2020, oferecendo a tecnologia Smart Active Monitoring da Genelec, com processamento de 96 kHz e estreita integração com o software de calibração GLM. Ao mesmo tempo, o kit de atualização Retrofit permitiu a instalação do novo módulo amplificador RAM-XL, novos transdutores e calibração completa do sistema, sem alterações estruturais e com pouco tempo de inatividade, permitindo que 1035 usuários se beneficiassem do desempenho e do aumento flexibilidade do 1235, proporcionando muitos mais anos de serviço confiável de seus monitores.

Em salas de audição bem estabelecidas, em nível de teatro, como o MA1 da Brain, essa é uma vantagem real por dois motivos. Em primeiro lugar, os monitores 1235 podem ser calibrados usando o GLM para permitir uma flexibilidade ainda maior na correspondência da acústica da sala e também podem ser otimizados para várias posições de audição.

“Quando instalamos os monitores, tentamos ouvir o som sem calibrar e sem usar GLM. Como era de se esperar, o som era muito parecido com o do 1035″, diz Takamura. “Para nós, seria um grande problema se nosso som de referência mudasse significativamente. A calibração com o GLM melhora o som, mas também permite um ajuste fino das características, então consegui criar um equilíbrio entre as excelentes características sonoras do 1235s e o som ao qual estou acostumado com o nosso 1035 original.”

Além disso, o Kit de Atualização Retrofit economiza dinheiro do Studio Brain consumindo menos energia, apoiando o compromisso de longa data da Genelec com a sustentabilidade. “Eu tenho mixado com os grandes monitores da Genelec desde que comecei neste negócio e acho que a Genelec é realmente especial”, diz Takamura. “O som está enraizado no meu corpo e consigo facilmente imaginar como as coisas vão soar na TV, por exemplo. Acho realmente empolgante que você possa manter essa sensação com a atualização do Retrofit e, ao mesmo tempo, ter monitores com a tecnologia mais recente.”

Site relacionado: https://www.genelec.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados