A Blackmagic Design anunciou que a Universidade Estadual da Carolina do Norte (NC State), com sede em Raleigh, criou um laboratório de produção virtual de última geração, equipado com um painel LED de 6,7 x 3,7 metros, Unreal Engine, sistemas VIVE Mars CamTrack e diversos produtos da Blackmagic Design. Como uma das poucas faculdades nos EUA oferecendo cursos de produção virtual, e a primeira na Carolina do Norte, a instituição concluiu seu semestre inaugural com os alunos utilizando a câmera digital cinematográfica Blackmagic URSA Mini Pro 12K OLPF.
O corpo docente da Faculdade de Design da NC State idealizou toda a infraestrutura do estúdio, que é gerenciado pelo cineasta e instrutor certificado do DaVinci Resolve, Ryan Khan. No laboratório, os alunos exploram uma variedade de aplicações, incluindo produção cinematográfica, AR/VR, desenvolvimento de conceitos e eventos ao vivo.
“A filosofia da Blackmagic Design de empoderar os criadores foi o motivo pelo qual a NC State escolheu seus produtos para o laboratório”, explicou Khan, gerente do Laboratório de Produção Virtual da faculdade. “A Faculdade de Design incentiva uma cultura orientada pela pesquisa e colaboração, baseada em tecnologias do mundo real, que permite que alunos e professores participem ao máximo. Além das minhas responsabilidades habituais de ensino e resolução de problemas, trago também minhas duas décadas de experiência em produção cinematográfica para mostrar como a produção virtual pode enriquecer narrativas e concretizar uma visão criativa.”
No primeiro semestre, os alunos tiveram acesso a dois modelos de câmeras digitais cinematográficas, uma URSA Mini Pro 12K OLPF e uma Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K. “Embora a maioria dos alunos não tivesse experiência com nenhuma das câmeras, eu esperava que a maioria optasse pela Pocket devido ao seu design ergonômico,” observou Khan. “No entanto, escolheram a URSA, preferindo explorar uma câmera que imita o estilo de filmagem UPJ. Eles também destacaram a qualidade da imagem, graças ao OLPF.”
Segundo Khan, o estúdio utiliza uma configuração padrão do Unreal Engine nDisplay, que inclui um painel LED plano rodando o Unreal Engine 5.5, além de um sistema VIVE Mars CamTrack para rastrear a URSA Mini Pro 12K OLPF. “Um sinal é enviado da câmera ao computador pela placa DeckLink 8K Pro, enquanto o genlock do Mini Converter Sync Generator é utilizado como sincronização principal para garantir o sincronismo entre a câmera, o Unreal Engine, a VIVE Mars CamTrack e o processador de vídeo do painel LED. Além disso, dividimos o sinal entre várias TVs LCD para monitoramento e análise. Essa configuração abrangente permite executar diversas ações focadas em produção virtual, que vão desde realidade mista até apresentações”, afirmou.
Como instrutor certificado, Khan também compartilha seus conhecimentos sobre o DaVinci Resolve Studio com os alunos para aprofundar sua educação em produção cinematográfica. “Adotei o DaVinci Resolve, já que a visão de proporcionar um ambiente para cineastas e o acesso a ferramentas avançadas de edição e gradação de cores combinam perfeitamente com a minha filosofia pessoal”, explicou.
A NC State planeja ampliar as suas ofertas de curso para que incluam técnicas de transmissão e streaming ao vivo e integrará mais equipamentos da Blackmagic Design, incluindo switchers ATEM, o processador de composição em tempo real Ultimatte e painéis DaVinci Resolve.
“O compromisso da Blackmagic Design com a versatilidade, qualidade e acessibilidade por um preço justo torna a empresa um marco acadêmico, possibilitando que criativos concretizem suas ideias, independentemente do nível de experiência”, finalizou Khan. “A sua ampla variedade de equipamentos de transmissão e pós-produção está alinhada com nosso currículo e com o foco mais amplo do nosso programa em especializações de produção, oferecendo aos nossos alunos uma excelente base para suas futuras carreiras.”
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube