ETAS forneceu solução completa de monitoramento de produção para documentário do queniano Eliud Kipchoge, que venceu o desafio Ineos 1:59
O renomado maratonista queniano Eliud Kipchoge, campeão olímpico e mundial, fez o mundo se sentar, ver e ouvir enquanto corria para se tornar o primeiro homem a correr percurso de 42,2 km em menos de 120 minutos, estabelecendo um recorde mundial não oficial, cronometrando um tempo de 1:59:40. No período que antecedeu desafio Ineos 1:59, ocorrido em Viena (AUS), a parceira austríaca de longa data da LiveU, ETAS, foi contratada pela produtora austríaca Filmhaus Wien, que, por sua vez, trabalhava com o Ridley Scott Creative Group para prestar assistência técnica na produção de um documentário sobre o evento.
O desafio foi criar uma galeria de produção baseada em caminhão OB para permitir o monitoramento e controle em tempo real da câmera. O ETAS contratou e preparou o caminhão OB de produção. Quinze equipes de câmeras equipadas com ARRI Alexa foram implantadas em todo o percurso, ligadas a ao mesmo número de unidades de transmissão portáteis LiveU LU600 HEVC. No caminhão, havia cinco servidores quad com IFB para interfone com e sem fio. Havia três telas multiviewer quad 4K. O ETAS também forneceu às equipes de câmera o treinamento LiveU.
“O diretor da filmagem documentada precisava ser capaz de ver, em alta qualidade, cada visualização da câmera a qualquer momento. Cada unidade LiveU, limitada a 10 Mbps, enviou um feed HD SDI ao caminhão de produção e, via IFB, o diretor pôde conversar com cada operador de câmera durante o evento. A filmagem real foi gravada em cada câmera. É um uso inovador da tecnologia LiveU e que deu à empresa de produção a precisão e a flexibilidade necessárias”, disse Robert Frosch, gerente de contas da ETAS.
A equipe de produção do documentário também usou sobreposições de vídeo nos feeds da câmera, o que acabou sendo essencial. Isso significava que os que estavam no caminhão podiam ver quando, por exemplo, o balanço de branco precisava ser ajustado ou uma taxa de quadros mais alta precisava ser usada para fotos de ação em alta velocidade. A ETAS também gerenciou a entrega das filmagens da câmera para a produtora.
“O uso da LiveU continua a crescer a um ritmo empolgante no mercado esportivo, não apenas para feeds de conteúdo primário e expandido, mas também para DR”, comemorou Zion Eilam, vice-presidente regional de vendas da EMEA, LiveU. “Agora estamos começando a ver usos como este, onde nossa tecnologia permite às empresas de produção controlar e monitorar com precisão o que estão gravando, criando uma galeria de produção com nossa tecnologia. Isso dá aos diretores e mixers de visão acesso às imagens de alta qualidade necessárias, a um preço muito acessível”, concluiu.