Home Reportagens Summit 4K-HDR: representantes da Rohde & Schwarz e Hispasat falam sobre aplicativos de transmissão 5G

Summit 4K-HDR: representantes da Rohde & Schwarz e Hispasat falam sobre aplicativos de transmissão 5G

Por Ricardo Batalha

Juan Pachón, gerente técnico de vendas da Rohde & Schwarz, e Inés Sanz, gerente de engenharia de clientes da Hispasat, analisaram as possibilidades do 5G

Juan Pachón, gerente técnico de vendas da Rohde & Schwarz, e Inés Sanz, gerente de engenharia de clientes da Hispasat, participaram de um painel na 4K-HDR Summit, que foi encerrada na última sexta-feira (08), em Málaga (ESP).

Sanz, que concentrou sua palestra em como o satélite está emergindo como um complemento perfeito para as novas redes 5G, iniciou sua apresentação revisando a história da telefonia móvel, que evoluiu rapidamente da década de 80 até hoje, com 5G. Nos anos 1990, o 2G, que fornecia criptografia e alguns serviços de dados limitados (como mensagens de texto), foram introduzidos. Em 2000, isso significaria a padronização do GSM / 3G, que permite conexão à Internet, compartilhamento de fotos e vídeos. Uma década depois, o 4G forneceu uma banda larga mais refinada, com acesso seguro à Web e transmissão de vídeo. Agora, o 5G oferece grande velocidade, uma experiência aprimorada do usuário, melhor eficiência espectral e latência muito baixa.

Inés Sanz enfatizou que esses novos serviços 5G estão sendo implantados nas grandes cidades, algo que poderia aumentar o fosso digital entre a cidade e o mundo rural. “A implantação de infraestrutura terrestre será cada vez menos viável economicamente. A transformação digital e a indústria 4.0 precisam de conectividade de qualidade em 100% do território, incluindo áreas rurais”, afirmou. “É necessário garantir que o ambiente rural tenha sistemas avançados de comunicação. O satélite é capaz de fornecer essa conectividade de qualidade a 100% dos cidadãos e cobertura”, acrescentou.

O 5G fornece conexões a 100 Mb / s e a capacidade de distribuir conteúdo de vídeo com eficiência, assegurando comunicações confiáveis e seguras. No entanto, como Sanz lembrou, o satélite também oferece tudo isso. “O 5G exige a inclusão do satélite para alcançar todos em qualquer lugar. O satélite fornecerá ao 5G mais capacidade e custos de implantação mais baixos. A capacidade dos novos satélites HTS e VHTS é 20 a 200 vezes maior que a oferecida pelos satélites tradicionais, permitindo serviços de satélite de alta capacidade a um custo menor. Os satélites são especialmente adaptados para oferecer recursos de transmissão, multicast e computação de ponta”, disse.

Por outro lado, ele afirmou que as novas plataformas DTH evoluíram e já permitem desfrutar de serviços de televisão personalizados, como vídeo sob demanda (Push VOD) e canais de transmissão IP multicast. Para Sanz, o Push VoD via satélite, permite uma experiência de vídeo sob demanda, aproveitando a capacidade de transmissão por satélite.

Transmissão e 5G
Juan Pachón, por sua vez, analisou o potencial do 5G para transmissão. As novas redes fornecerão cobertura nacional, latência ultra baixa, mais eficiência de espectro e economia de custos, abrindo novas oportunidades de negócios. “A enorme transmissão ao vivo de conteúdo, novos serviços no setor público, o carro conectado e a Internet das Coisas serão as revoluções que o 5G nos trará”, disse.

Pachón também lembrou que o 5G para distribuição de conteúdo e altas transferências de dados é uma tecnologia agnóstica, para que possa ser aplicada a 4K, 8K com latência muito baixa, aumentando assim a experiência do cliente. Por fim, ressaltou que a Rohde & Schwarz participa do projeto 5G Today em conjunto com empresas como Telefónica, BR, IRT e Kathrein, a fim de desenvolver um laboratório que permita estudar as possibilidades do 5G aplicado em ambientes de transmissão. Atualmente, os ensaios promovidos por este consórcio já foram realizados na Alemanha, Ásia, Itália e China.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados