Eutelsat Communications anuncia a entrada em serviço de sua nova geração EUTELSAT KONNECT de satélite de alta capacidade na posição orbital 7 ° leste
Lançado a bordo de um foguete Ariane em 16 de janeiro de 2020, a disponibilidade do EUTELSAT KONNECT foi adiada devido a interrupções relacionadas à Covid na implantação do segmento terrestre, mas tendo agora concluído seus testes, esta espaçonave está agora operacional. Assim, irá aumentar gradualmente com 80% da capacidade em serviço no final do ano e 100% até março de 2021.
EUTELSAT KONNECT é um satélite totalmente elétrico, construído pela Thales Alenia Space e o primeiro a usar a nova plataforma Spacebus Neo da Thales Alenia Space. Com 75 Gbps de capacidade em uma rede de 65 feixes pontuais, ele oferece recursos significativos para serviços de banda larga e define um novo padrão de flexibilidade em satélites de alto rendimento, levando a taxas de preenchimento otimizadas. EUTELSAT KONNECT também vem com uma economia atraente, com um custo por Gbps vendável substancialmente mais baixo do que para ativos em órbita existentes.
A cobertura será inicialmente dividida entre a Europa com cerca de 55% da capacidade focada em áreas de alta demanda, como França, Itália, Alemanha, Espanha, Reino Unido e África, onde irá complementar consideravelmente e substituir gradualmente a capacidade alugada de terceiros operador.
A disponibilidade do EUTELSAT KONNECT marca um grande passo na estratégia de conectividade da Eutelsat, contribuindo para fazer de 2021 um ponto de viragem na banda larga fixa. Toda a capacidade francesa do satélite já foi contratada no atacado pela Orange. Além disso, a recente aquisição da BigBlu Broadband pela Eutelsat adiciona um pilar de varejo à sua rede de distribuição que irá acelerar o crescimento do satélite e preparar o terreno para a entrada em serviço do KONNECT VHTS no decorrer do ano fiscal de 2022-23.
Crédito imagem: Thales Alenia Space