Home Reportagens Event AG e igreja ICF atualizam solução audiovisual no THE HALL em Zurique

Event AG e igreja ICF atualizam solução audiovisual no THE HALL em Zurique

Event AG instalou uma solução audiovisual equipada com hardware de produção ao vivo e câmeras digitais cinematográficas da Blackmagic Design

Por Ricardo Batalha

Já três vezes ganhador do Swiss Location Award (2019, 2021, 2022), o centro de eventos de última geração THE HALL, em Zurique, recebe vários tipos de eventos, incluindo concertos, conferências e produções ao vivo. Entre seus clientes de longa data que estão sempre produzindo eventos ao vivo no local está a igreja International Christian Fellowship (ICF).

Para atender a todas as diferentes demandas e casos de uso do THE HALL, a integradora de sistemas suíça Event AG planejou e instalou uma solução audiovisual para o centro de eventos em 2017, construída com um backbone de fibra ótica e equipada com hardware de produção ao vivo e câmeras digitais cinematográficas da Blackmagic Design.

Durante a pandemia, a demanda por um espaço de estúdio e recursos de streaming cresceu, algo que ninguém poderia prever seis anos atrás, quando o THE HALL foi originalmente projetado e construído. Sendo assim, surgiu a necessidade de uma sala de controle multiuso neutra e mais espaço para produções.

A ICF e a agência de comunicação digital FE Motion decidiram expandir para o subsolo para atender melhor à demanda. “Para isso, instalamos um palco virtual de LED com recursos XR (realidade estendida) criados com as placas de captura DeckLink 8K Pro e o Unreal Engine”, afirmou Simon Bachofen, gerente de projeto e gerente de produtos de vídeo da Event AG.

Produções multicâmera ao vivo
Durante esta conversão planejada, os outros equipamentos de produção também foram verificados e, quando necessário, atualizados. A produção multicâmera da ICF, em particular, agora conta com 11 câmeras URSA Broadcast G2 para produções ao vivo. Os feeds de câmera ao vivo são roteados para a galeria principal do centro de eventos, que foi recentemente equipado com dois switchers de produção ao vivo ATEM Constellation 8K exclusivos para isso.

“Graças à URSA Broadcast G2, conseguimos um visual cinematográfico moderno, com cores legais e menos ruído”, explica Bachofen. “O encaixe de lentes intercambiável e a opção de gravar usando unidades USB-C também trazem mais versatilidade a essas câmeras e ao espaço.”

O espaço principal do local para eventos também conta com um novo sistema de câmeras a cabo 3D. Equipado com uma URSA Broadcast G2, o EagleEye usa fibra em todos os sinais de vídeo e CCU, além de controle.

Em grandes eventos ao vivo, como os cultos semanais da igreja, o conteúdo do vídeo é transmitido e gravado e, em seguida, reproduzido em um painel de LED 4K de 120 m² que vai de um processador Barco E2 Event Master a vários monitores instalados na parte interna e externa do espaço multifuncional do centro de eventos.

Para o gerenciamento de sinais, a solução audiovisual utiliza o Universal Videohub 288 x 288, o Universal Videohub 72 x 72 e três roteadores Smart Videohub 12G 40 x 40. As placas de captura e reprodução DeckLink e UltraStudio são usadas em vários computadores para sinais de preenchimento e chave.

A ICF também realiza transmissões ao vivo menores ao longo da semana, utilizando um switcher de produção ao vivo ATEM Mini Extreme ISO e várias unidades da Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K.

Produções em estúdio e ao vivo
“As produções da ICF dependem quase que exclusivamente da ajuda de uma equipe de voluntários, que está constantemente mudando. Por isso, a solução precisa ser simples de configurar e fácil de usar”, explica Marco Rychlik, diretor técnico da ICF. “O ecossistema que temos dá certo desde 2017, então os produtos da Blackmagic foram uma escolha natural para a atualização mais recente. Suas soluções também são facilmente escaláveis, e novos componentes podem ser adicionados a qualquer momento.”

A ICF, que adquiriu a maior parte dos equipamentos fotográficos, recebe apoio financeiro de doações. “É por isso que eles estavam em busca de uma solução que tivesse uma boa relação custo-benefício”, confirma Rychlik. “Mas como outros organizadores de eventos também podem alugar esses sistemas, tudo o que sugeríssemos tinha que ser versátil o suficiente para suportar produções em estúdio e ao vivo.”

“Embora as produções padrão e de alto nível tenham diferentes orçamentos, elas normalmente são realizadas usando equipamentos similares”, revela Bachofen. “Por exemplo, um estúdio de televisão alugou recentemente o espaço para um programa e utilizou os mesmos sistemas de produção utilizados pela ICF, enfatizando a versatilidade das soluções.”

O culto de domingo da ICF chamado “Celebration” não é transmitido apenas no canal da igreja no YouTube, mas também na televisão.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados