A solução gráfica XPression da Ross Video e o sistema de controle DashBoard foram escolhidos pelos organizadores para impulsionar a produção ao vivo e a do estádio
Pelo terceiro ano consecutivo, a Barclaycard Arena, em Hamburgo, na Alemanha, sediou o recente evento de e-sports ESL One, no qual as principais equipes do mundo do Dota 2 (um tipo de jogo eletrônico) se reúnem para um fim de semana inteiro de batalha e um impressionante prêmio de US$ 300.000. Mais uma vez, a solução gráfica XPression da Ross Video e o sistema de controle DashBoard foram escolhidos pelos organizadores para impulsionar a produção ao vivo e a produção no estádio.
“Usamos o XPression há vários anos e sempre o consideramos uma ferramenta muito poderosa e flexível”, observa Roman Erber, chefe de CG de transmissão da ESL. “Nesse evento, usamos três canais do XPression; um canal para todo o conteúdo editorial do programa, um segundo canal para logotipos de patrocinadores e outro conteúdo que precisávamos para rodar no jogo e um terceiro canal para as telas de animação que foram ao ar durante os anúncios.”
A ESL escolheu agora uma solução XPression + Datalinq para vários de seus eventos, e isso reflete o fato de que o e-sports gera enormes quantidades de dados que precisam ser apresentados ao público. Segundo Erber, esses dados são de importância crucial. “Todo torneio de e-sports que gerenciamos é diferente em termos de jogos e na maneira como as passagens do jogo se desenrolam. Muitos jogos são muito rápidos, com várias decisões sendo tomadas e táticas mudando a cada segundo. Além disso, todo jogo tem uma maneira diferente de gerar dados; XPression + Datalinq nos permite capturar, interpretar e apresentar dados de jogos de maneira muito consistente. O que fazemos é obviamente bem diferente de uma transmissão esportiva tradicional e queremos garantir que apresentemos os jogos de uma maneira que satisfaça os fãs mais hardcore e os mais tradicionais”.
A enorme quantidade de dados gerados em torno de um torneio de e-sports significa que é necessário algum grau de automação da coleta de dados. “Podemos extrair informações de várias fontes a qualquer momento (por exemplo, probabilidades de apostas antes do jogo), mas há momentos durante o torneio em que queremos anular o empate automático e permitir que nosso operador gráfico decida o que exibir. Da mesma forma, pode haver momentos importantes de um jogo nos quais determinadas informações devem ser exibidas, e os dados precisam ser extraídos automaticamente porque o ritmo do jogo torna impossível coletar e reunir todos esses dados manualmente.”
O DashBoard, sistema de controle de plataforma aberta da Ross Video, também foi parte integrante do evento de Hamburgo. “O DashBoard nos permitiu criar painéis de controle personalizados para nossas equipes em vários eventos, e isso realmente ajudou a simplificar o controle de nossas produções”, comenta Erber. “Nossa posição editorial de CG em Hamburgo usou o DashBoard extensivamente, permitindo-nos extrair conteúdo de várias plataformas de mídia social e feeds para nossa produção. A capacidade de criar painéis de controle personalizados significa que esse operador não precisa ser um operador XPression treinado – eles estão trabalhando com um painel feito apenas para eles e fazem exatamente o que precisam.”
Os operadores do XPression em Hamburgo também consideraram o DashBoard altamente valioso. “As transmissões de e-sports estão se tornando cada vez mais complexas e temos importantes obrigações de patrocinador a cumprir. Temos um sistema de rastreamento e tempo acionado pelo DashBoard, garantindo que nossos patrocinadores obtenham a visibilidade (tempo na tela e no segmento certo) que concordamos. Com um botão ativo no DashBoard, podemos cumprir todos os nossos compromissos de patrocinador – tudo é pré-programado no back-end – e isso ajuda a tornar nossas produções muito menos estressantes e mais eficientes de gerenciar.”