Home Especiais EVS destacará o LiveCeption na IBC 2022

EVS destacará o LiveCeption na IBC 2022

LiveCeption, MediaCeption, MediaInfra e MediaHub serão os eixos da EVS na IBC 2022

Por Ricardo Batalha

LiveCeption, MediaCeption, MediaInfra e MediaHub serão os eixos em torno dos quais se articulará a presença da EVS na IBC 2022, que ocorre de 9 a 12 de setembro em Amsterdã (HOL). O estande A25 no Hall 10 da RAI Amsterdã será o local a partir do qual a EVS demonstrará como suas soluções mais recentes permitem interações “criativas e eficientes”, aceleram o processo de criação de mídia e permitem que infraestruturas de mídia robustas e flexíveis sejam construídas “em qualquer lugar” do ambiente de produção. Esta será a primeira vez que a empresa expõe seu portfólio ampliado de produtos na IBC, já que a feira foi cancelada em 2020 e 2021 devido à pandemia.

Entre as soluções mais relevantes a serem exibidas na RAI está o MediaCeption, ferramenta para gerenciamento de ativos de produção ao vivo de ponta a ponta, permitindo que os usuários executem “todas” as diferentes funções de fluxo de trabalho de mídia em produções ao vivo ou quase ao vivo. Construída em uma plataforma de arquitetura aberta e modular, a solução oferece interoperabilidade avançada para infraestruturas de playout, atualmente integrando-se a mais de 30 parceiros de tecnologia certificados para criar fluxos de trabalho contínuos, desde a ingestão até a reprodução. Várias dessas integrações estarão em exibição, inclusive com suítes de edição como Adobe, Avid e Blackbird Video.

Outras atualizações da solução incluem a ingestão de formatos de vídeo adicionais, como fluxos de vídeo UHD XAVC Long GOP e SRT ao operar com o servidor definido por software XS-NEO.

MediaHub na IBC 2022
O estande da EVS também apresentará as últimas novidades do MediaHub, uma plataforma de serviço de distribuição e compartilhamento de conteúdo baseada em nuvem que permite que as equipes de produção dos detentores de direitos explorem, cortem, selecionem e forneçam conteúdo de vários ângulos da interface de usuário baseada na web. O MediaHub “garante” que os proprietários de conteúdo e os detentores de direitos sejam mais eficazes e eficientes em seus fluxos de trabalho de produção remota, permitindo a edição profissional remota ou a aplicação do XtraMotion a partir de um navegador da web.

MediaInfra
MediaInfra, o mais recente pilar de solução oferecido pela EVS, vai chamar a atenção no estande da EVS. Demonstrações da solução de roteamento IP/SDI pronta para uso MediaInfra Strada mostrarão como as equipes de produção podem realizar operações críticas de roteamento e controle em qualquer ambiente. Construído em IP e aproveitando as linhas de produtos Cerebrum e Neuron da EVS, o MediaInfra Strada oferece um caminho progressivo e seguro para IP com suporte SDI contínuo.

Outros produtos em exibição do portfólio da MediaInfra são o Neuron Compress, que oferece compactação JPEG XS em tempo real (agora também em UHD com -7 e suporte Classe A/B/C/D, tornando-o adequado para aplicações de longa distância), bem como o premiado Neuron Protect, que fornece comutação de backup inteligente para infraestruturas de transmissão totalmente redundantes.

A versão mais recente do sistema de monitoramento e controle de emissões Cerebrum (Cerebrum 2.3) apresenta a licença IP Core SDN, que traz maior visibilidade e controle às infraestruturas de produção IP cada vez mais complexas de hoje. Os visitantes poderão ver o poder desta solução em ação, pois controlará toda a infraestrutura de mídia no estande da EVS.

Paralelamente, a EVS mostrará diferentes maneiras de controlar um sistema Cerebrum por meio de interfaces da Web, a tela de toque do sistema de repetição LSM-VIA, bem como por meio de um sistema de terceiros da Riedel, aproveitando o IS-07.

LiveCeption estreia na IBC 2022
Os visitantes da IBC poderão experimentar em primeira mão a nova experiência de usuário oferecida pelo LSM-VIA, a espinha dorsal da solução LiveCeption da EVS para produções ao vivo, replays e resumos eficientes. As atualizações mais recentes do sistema de reprodução de próxima geração do EVS serão exibidas na RAI em Amsterdã, incluindo suporte para áudio ST2110-31 (Dolby/AC3) e novas configurações de E/S que permitem diferentes velocidades de super câmera lenta na mesma configuração.

Aprimoramentos recentes na rede de compartilhamento de mídia XNet-VIA e pré-reproduções inovadoras também farão parte das demonstrações, incluindo o recurso de revisão de vários ângulos como parte do LSM-VIA, que permite que os operadores revisem vários ângulos ao mesmo tempo para criar resumos mais rapidamente. Levando os replays para o próximo nível, o novo serviço de super câmera lenta XtraMotion concentrará grande parte da atenção no estande, onde as demonstrações mostrarão como o serviço sob demanda pode transformar imagens de qualquer câmera em replays em super câmera lenta usando o poder da IA e da nuvem.

EVS e computação balanceada
Soluções como o XtraMotion fornecem um exemplo tangível para ilustrar a “computação balanceada” da EVS, que consiste em implantar as combinações certas de hardware e software e gerenciar dinamicamente sua implantação em ambientes locais, de nuvem e de borda. Essa abordagem oferece maior eficiência e flexibilidade operacional, ao mesmo tempo em que atende às necessidades dos clientes de velocidade, segurança e custo.

Apresentado pela primeira vez na NAB Show 2022, a EVS promoverá ainda mais essa abordagem de “computação balanceada” apresentando casos de uso adicionais dos quais os clientes podem se beneficiar, incluindo a capacidade de aumentar a capacidade do canal de ingestão usando a nuvem.

Panorama Talks
Confira o Panorama Talks com Bruno Pessoa, gerente comercial para o Cone Sul da EVS direto da NAB Show 2022.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados